TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Auto Desenvolvimento

Ensaios: Atividade Auto Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

Passo 1:Considere que Reginaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.

As principais características dos agentes da socialização é que as pessoas, em especial as crianças seguem. Um exemplo que é dando no PLT e o que as crianças começam a seguir as crianças que na escola tem as melhores notas pelo fato dos professores elogiar, deixar este em foco. Isso faz com que todos queiram ser igual a ela.

E na família podemos citar de exemplos os costumes que elas tem, que cada um que pertence a esta quando constituir sua propria família (esposa, filhos) passará os mesmos costumes, e assim por diante.

Podemos considerar a família e a escola como os principais agentes de socialização. E são nelas, que identificamos nossos primeiros modelos a ser seguido. Tanto na profissão, as notas que se quer tirar, as amizades que quer ter, etc.

Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

O processo de socialização começa na infância e desde já é muito importante inserir as crianças em ambientes legais, pois, estes indicará os ambientes que ela irá gostar no futuro, ou teram grande influência. Socializar a criança num ambiente com muitas brigas, violência, entre outros não é interessante, pois ela irá se interessar por isto. Um exemplo que me lembro que quando era criança e meu irmão também, ele via o meu pai bebendo cerveja e quando você ia oferecer refrigerante ele não queria, o que ele queria era o que meu pai bebia.

Temos que mostrar para as crianças que o legal não é ser o bagunceiro da classe, mas sim aquele que tira notas boas e o que fica quieto prestando atenção no que o professor está ensinando.

Um exemplo, de que é na infância que as crianças tem influências para serem alguém no futuro, é o de uma família que todos os finais de semana passam fazendo festas com bebidas alcoolicas. Os filhos deste no futuro, será muito difícil, interessar por estudo, como agora na faculdade abrir mão de passeios no final de semana porque se tem obrigações a fazer, o filho deste prefirirá ir a uma balada beber com os amigos, do que ficar realizando seu dever. Conheço uma família assim, e hoje posso dizer que os filhos, passam o final de semana bebendo isso quando não se começa durante a semana, diploma nehum destes tem, e um deles se envolveu em um caminho sem volta.

Uma experiência minha, e que quando tinha meus 12 anos não queria fazer faculdade, e meus pais gostariam que eu fizesse então eles conversaram comigo e explicaram que seria bom, porque com isso conseguiria um emprego melhor com salário melhor. E com esta conversa, começei a observar as pessoas ao meu redor e vi que eles tinham razão, e então começei a pesquisar quais cursos eu mais interessava e optei por Ciências Contábeis, e só tenho a agradecer pelo conselho deles, pois hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com