TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE POLITICA DA SEGURIDADE SOCIAL

Artigo: ATPS DE POLITICA DA SEGURIDADE SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera

METODOS E TECNICAS DE PESQUISA SOCIAL.

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Professora presencial

Ivanilda Maria abranches

Alunas:

Maria Penha da Luz RA: 301293

Marli Marciano Reverte RA: 301288

Rosiane Matheus RA: 289531

Desafio de aprendizagem apresentado a disciplina Métodos e técnicas de pesquisa social do curso de graduação bacharel em serviço social, Professora: Maria Edilene Xavier Rocha Garcia

Vitoria 2013

INTRODUÇÃO:

Este relatório integra a disciplina Pesquisa em Serviço Social, do 6º período do curso superior de Serviço Social EAD, Faculdade Anhanguera – UNIDERP, Pólo Vitória/ES, realizado em grupo, tem por objetivo apresentar um relatório final, contendo as etapas realizadas no desenvolvimento das atividades propostas durante o processo de pesquisa, estudo e desenvolvimento de uma pesquisa-ação nas diferentes áreas de atuação do Serviço Social, passando pela construção do conhecimento sobre o que é pesquisa, seus métodos e técnicas, bem como sua aplicabilidade.

E ainda apresenta o projeto de pesquisa que problematiza a temática: Desenvolvimento e Meio Ambiente, pertinente à área de formação, onde o foi possível evidenciar a relação indissociável entre teoria e prática.

Inicialmente foram realizados pesquisas, debates e sínteses parciais com base nas investigações bibliográficas, textos de links da internet, obedecendo às etapas conforme as orientações da docência; segue abaixo os relatórios parciais desenvolvidos em cada etapa, compondo assim esse relatório final.

Compreendemos que é de fundamental importância para atuação profissional no Serviço Social o saber teórico para fundamentação da práxis, e ainda que ambos caminhem em unidade com as competências teórico-metodológica, técnico-operativa e ética-política. O que segue é uma breve explanação do que compreendemos sobre o tema e também alguns desafios, que nos foram sinalizados, sobre tudo com a vivência do estágio e as entrevistas realizadas.

A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL

Na etapa I, o grupo realizou leitura e debate reflexivo sobre o capítulo III do livro: Métodos e Técnicas de Pesquisa Social (2011, GIL), compreendendo assim o papel da pesquisa social e da função do profissional de Serviço Social para a área de Ciências Humanas e Sociais, elencando os principais tópicos e elaborando uma síntese do que foi compreendido. Principais Tópicos e Conceitos Sobre Pesquisa:

A pesquisa social tem como objetivo descobrir respostas para problemáticas mediante o emprego de procedimentos científicos. Assim, pode-se entender que a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos da realidade social. Quanto às finalidades da pesquisa social, tem a razão da ordem intelectual, quando baseadas no desejo de conhecer pela simples satisfação de agir, e são classificadas em pesquisa pura e aplicadas. Onde a Pesquisa Pura: é a pesquisa que busca progresso da ciência, desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e conseqüências práticas; já a Pesquisa Aplicada apresenta muitos pontos de contato com a pesquisa pura, todavia tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e conseqüências práticas dos conhecimentos. De modo geral é este o tipo de pesquisa a que mais se dedicam os Assistentes Sociais e outros pesquisadores sociais.

Outro ponto interessante é que cada pesquisa social naturalmente tem um objetivo e uma classificação que se destacam em três níveis: descrição, classificação e explicação.

Em relação às pesquisas exploratórias, têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias. Apresenta menos rigidez no planejamento e habitualmente o levantamento bibliográfico e documental, entrevistas não padronizadas, estudos de caso e outros. Já as pesquisas descritivas, têm como objetivo principal descrever as características de determinada população, ou fenômeno, ou o estabelecimento de relações entre variáveis.

As pesquisas explicativas têm a preocupação central identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas.

Quanto ao modelo clássico da pesquisa, é recomendado aos pesquisadores uma atitude de absoluta neutralidade em relação ao fenômeno pesquisado, pois segundo Skinner a ciência “é uma disposição para aceitar fatos, mesmo quando eles se opõem aos desejos”.

A pesquisa-ação é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. No geral os pesquisadores e os participantes representativos da situação ou do problema, estão envolvidos de modo operativo ou participativo. Já a pesquisa participante corresponde principalmente às necessidades de populações que compreendem operários, camponeses, agricultores e índios, as classes mais carentes nas estruturas sociais contemporâneas levando em conta suas aspirações e potencialidades de conhecer e agir. É a metodologia que procura incentivar o desenvolvimento autônomo a partir das bases e uma relativa independência do exterior.

O grupo compreendeu ainda que toda a pesquisa tem início com um problema, e que no processo de investigação social, a primeira tarefa é escolher o problema a ser pesquisado. A relevância prática do problema está nos benefícios que podem decorrer de sua solução.

As pesquisas sociais no que parece consenso de parte da maioria dos autores, entretanto, é que todo processo envolve: planejamento, coleta de dados, análise e interpretação e redação do relatório. Cada uma dessas grandes etapas pode ser subdividida em outras mais específicas, dando origem aos mais diversos esquemas, pois visa fornecer respostas tanto a problemas determinados por interesse intelectuais, quanto por interesse prático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com