TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Monografias: ATPS DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  3.086 Palavras (13 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Curso Serviço Social – Quinto Semestre

Disciplina Desenvolvimento Econômico

ATPS Desenvolvimento Econômico

Sumário

I- Introdução.

II – Desenvolvimento.

Etapa 1 I Conceitos e perspectiva histórica.

Etapa 2 II A realidade econômica dos países do BRICs e de sua região.

II-Conclusão.

IV - Referência Bibliográfica.

Introdução

O Brasil vem passando por transformações em diversos setores, políticos, econômicos, culturais por fim em diversas áreas. A partir do ano de 1500 com o descobrimento do Brasil, o país passou por diversas formas de governo. Sendo atualidade quem governa é a forma presidencialista.

Um país que sofreu retardo nos avanços de sua economia graças a escravidão entre outros fatores, evoluindo somente com a implantação do sistema democrático. Houve diversas formas de tentar reorganizar nossa economia, implantação dos planos Real, Cruzado, abriram as portas para os investidores externos, entre outros. Com esse crescimento o Brasil se tornou um país em desenvolvimento, em crescimento juntamente com outros países.

Etapa 1- passo -1

O PIB representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversos setores no país. Ele mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtém como fruto dessa produção, o chamado valor agregado. O indicador é composto por itens como consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre as exportações e importações, além dos investimentos (formação fixa de capital bruto).

O PIB é o Produto Interno Bruto que uma economia gera durante um determinado período de tempo. De uma forma simples, podemos dizer que o PIB é a soma de tudo o que a economia de um país produz em todos os seus setores e por todos os agentes econômicos.

Conceito de Gini:

-Índice de Gini é uma medida de desigualdade utilizada para calcular a desigualdade de distribuição de renda. Ele parte de um coeficiente entre 0 e 1,e expressa as desigualdade em porcentagem, sendo que 1 corresponde 100% corresponde a desigualdade absoluta na distribuição da renda, e onde 0% seria a igualdade total.

Esse índice é de grande importância porque sabemos que as situações de riqueza e pobreza se referem não só ao montante da riqueza produzida, mas também, e principalmente, ás formas como a riqueza produzida é distribuída. Por exemplo: se as mulheres recebem menos que os homens pelo mesmo trabalho realizado, temos umdesvio de distribuição injusta gerando pobreza, ou desigualdade. E a razão disso é cultural e social e não econômica. Outro comentário importante:

O índice de Geni traz uma informação que nem o próprio IDH contempla: A desigualdade na distribuição da renda. N° IDH o índice econômico considerado é o PIB per capta, quer dizer um valor médio obtido pela divisão do PIB total pelo número de habitante de um país.

Curva de Lorenz: é um gráfico utilizado para representar a distribuição relativa de uma variável em um domínio determinado. O domínio pode ser o conjunto de pessoas de uma região ou país, por exemplo:a variável cuja distribuição se estuda pode ser a renda das pessoas: a curva é traçada considerando-se a percentagem acumulada de pessoas no eixo das abcissas e a percentagem acumulada de renda no eixo das ordenadas.

Esta curva foi desenvolvida pelo economista Max O` Lorenz, em 1905, para representar a distribuição de renda.

Cada ponto da curva é lido como percentagem cumulativa das pessoas. A curva parte da origem (0,0) e termina no ponto (100,100). Se a renda estivesse distribuída de forma perfeitamente equitativa, a curva coincidiria com a linha de 45 graus que passa pela origem (por exemplo, 30% da população recebe 30% da renda). Se existisse desigualdade perfeita, ou seja, se uma pessoa detivesse toda a renda, a curva coincidiria com o eixo das abscissas até ao ponto (100,00), donde iria até o ponto (100,100). Em geral, a curvase encontra numa situação intermediária entre esses dois extremos. Se uma curva de Lorenz se sobrepõe a outra (e, por conseguinte, mais próxima da linha de 45 graus), pode-se dizer que a primeira exibe menor desigualdade que a segunda. Esta comparação gráfica entre distribuições de domínio geográficos distintos ou temporais é o principal emprego das curvas de Lorenz.

Demonstração da Curva de Lorenz

IDH-Indice de Desenvolvimento Humano,é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade e outros fatores entre os países menbros da ONU. Tambem pode ser calculado para um Estado, municipio ou região.

O Indice de desenvolvimento Humano, é parte integrante do Relatorio de Desenvolvimento Humano produzido pelo PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano, abrange 182 países, tendo esse índice e finalidade de ser um indicador de qualidade de vida das populações. Foi desenvolvido em 1990 pelo economista paquistanês Mahbub ul hag, esse relatório é emitido desde 1993.

Os critérios para obtenção do IDH, também tem a particularidade de na sua avaliação, a qualidade de vida da população, considerar critérios abrangentes dessa população,pois considera os aspectos econômicos, e outras características sociais, culturais que influência a qualidade de vida humana.

O IDH-Índice de desenvolvimento Humano, é um número que varia de zero (0) ( em países sem nenhum desenvolvimento humano) até (1) (países com desenvolvimento total ). Países com IDH de zero (0) até 0,499 têm desenvolvimento humano considerado baixo.

Países com índices entre 0,500 e o, 799 são considerados de médio desenvolvimento humano.

Países com IDH entre o,800 e 0,899 tem desenvolvimento humano considerado elevado.

Atualmente tem -se 63 países com desenvolvimento elevado, 83 com médio e 31 com baixo.

O Brasil está em 69°.

DEFINIÇÃO DE PAÍS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com