TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ECONOMIA

Monografias: ATPS ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil atingiu a segunda posição no ranking em 2012. Os números do mercado pet brasileiro motivam, e muito, os empresários que já estão estabilizados no ramo e também os empreendedores que pretendem investir em um segmento rentável e que cresce a cada ano. No entanto, saber como os negócios pet funcionam, seus números, suas peculiaridades e, principalmente, seus pontos altos e baixos é muito importante para todos aqueles que nele estão inseridos há muito ou pouco tempo.

A cadeia do setor pet envolve alimentos, acessórios, saúde animal, medicamentos, clínicas, pet shops, hotéis, creches, hospitais, canis, gatis e criadores de animais e até crematórios.

Com respeito ao time: envolve médicos veterinários gerais ou especializados, atendentes, auxiliares, dog walkers, dog sitters, táxi dogs, adestradores e especialistas na relação entre humanos e animais de companhia.

História do Mercado

O Pet Shop surgiu no Brasil na década de 80, introduzido no país por influência dos norte americanos, povo altamente interessado no bem estar de seus animais. Casas especializadas em banho, tosa, hidratação do pelo, venda de artigos especializados ganharam força mesmo no inicio da década de 90, com a falta de tempo de seus donos em manter o animal em boas condições de higiene e saúde.

As ramificações do mercado pet brasileiro

Estima-se que há 25 mil pet shops no país, dessas, somente 6% fazem parte de uma rede. Segundo a ABINPET, somente 10% das pet shops acabam fechando. É um mercado em alta e apostar na novidade pode ser a chave do sucesso. No Brasil já existem empresas inovando e se dando bem na área que

mais cresce no mercado pet: a alimentação. Vai desde os essenciais como a ração e medicação até itens luxuosos, tudo para conquistar o pet e o dono. Sabemos que os grandes nomes de rações estão bem solidificados no mercado nacional, entretanto há muito espaço para novidades ainda – incluindo, até mesmo, petiscos de chocolate especiais, que não possuem cacau em sua composição, para os amigões de quatro patas. Os serviços oferecidos no mercado pet são divididos, inicialmente, em quatro segmentos, sendo:

• Pet Food (alimentação para animais de estimação),

• Pet Care (cuidados para o animal equipamentos, acessórios e produtos

para higiene e beleza),

• Pet Vet (serviços veterinários) e

• Pet Serv (outros tipos de serviços à disposição)

Comportamento do Consumidor

De acordo com dados da ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o mercado pet no Brasil gera mais de três milhões de empregos, movimenta 14 bilhões de reais por ano e as famílias gastam, em média, 350 reais por mês com seus animais de companhia. Esses números fazem com que o país seja o segundo maior mercado consumidor de produtos e serviços pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo o Estudo Pet Brasil 2012, que aborda questões fundamentais sobre o comportamento e as tendências do mercado, este varejo somado responde por 76,1% de tudo o que é vendido em produtos e serviços. A preferência de compra dos consumidores é em Pet Shop ;46%. A maior consumidora é do sexo feminino 52%, mais de 83% possuem animais de estimação. As lojas são visitadas para:

• Compra presente: 12,5%

• Adquirir animal: 14,6%

• Lazer, passeio: 12,5%

• Apenas conhecer: 27,1%

• Outros: 33,3%

As pessoas que mais frequentam são entre 21 a 54 anos, casadas (51%) e que não possuem filhos (57%). Mora a 15 minutos da loja (46%) e possuem carro próprio (87%). Consideram seu animal de estimação companheiro, amigo, e fiel, um membro da família (82%), costuma gastar de R$ 11,00 à R$ 50,00 (60%) cada vez que vão à loja. Em relação aos itens comercializados, os mais vendidos são as camas e casas para animais, acessórios para aquário, artigos eletrônicos, ração, artigos de higiene, brinquedos, coleiras e focinheiras, comedouros e bebedouros, shampoo e artigos de segurança.

Aquecimento da Economia

O mercado de Pet Shop, mesmo sendo considerado maduro, está em plena ascensão e o distanciamento do profissionalismo e da inovação pode custar à manutenção do negócio do mercado.

Outro mercado de crescimento foi o setor de exportações brasileiras, que em 2012 teve alta de 11,7% em relação ao ano anterior.

Influência e Perspectiva Econômica

O ano de 2013 foi marcado por um crescimento recorde no setor de pets, Para 2014, a Associação Brasileira da Indústria de produtos para Animais de Estimação (ABINPET) proteja um faturamento ainda mais expressivo. A estimativa é de um aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com