TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agecia De Enfase

Trabalho Universitário: Agecia De Enfase. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

É bem provável que muitos de nós não sejamos capazes de definir com exatidão o significado de desenvolvimento sustentável; no entanto, temos o sentimento intuitivo de que há algo de errado com o planeta, e compreendemos claramente a necessidade de agir e o risco de não agirmos, e ansiamos por novas ações que auxiliarão a criar um futuro sustentável.

Percebemos a existência do problema na poluição do ar, no gosto da água, o congestionamento nos grandes centros urbanos e no número crescente de paisagens alteradas. Todo dia ouvimos notícias de catástrofes no rádio e na televisão: contaminação ambiental, praias fechadas, fome e pobreza, aumento dos problemas de saúde, água não potável, gases de efeito estufa, aquecimento global e seus efeitos, destruição das florestas, extinção de espécies animais e vegetais, inundações, tornados, secas e outros desastres naturais.

A essa lista acrescenta-se violência urbana, guerra, intolerância e racismo, desemprego e diminuição do nível de vida de muitos habitantes da Terra.

Todos esses acontecimentos estão interligados e são baseados, principalmente, no atual sistema de produção e de consumo, uma predatória e não sustentável relação entre a sociedade e o ambiente. Como alternativa para o sistema baseado no lucro e na pilhagem exacerbada, surge o conceito de desenvolvimento sustentável, definido como aquele “que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas necessidades”. Cada ação que tomamos hoje é, portanto, um passo no sentido da existência do amanhã. Por isso, a humanidade tem a responsabilidade não só com aqueles que já habitam o planeta, mas também com as gerações futuras.

(Adaptado de ALMEIDA, Rodrigo. Desenvolvimento sustentável. Disponível em: http://www.parana-online.com.br/colunistas. Acesso em: 30 maio 2009.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com