TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DA ANÁLISE DO TCC: "As Dificuldades Durante O Processo De Ensino-Aprendizagem De Matemática"

Trabalho Escolar: RELATÓRIO DA ANÁLISE DO TCC: "As Dificuldades Durante O Processo De Ensino-Aprendizagem De Matemática". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO DA ANÁLISE DO TCC:

“As Dificuldades Durante o Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática”

1) CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O objetivo desse trabalho foi de analisar o TCC de Junior (2010), verificar os métodos, conceitos e teorias aplicadas em cada etapa. Para que outras pessoas tenham entendimento do que se tratava o TCC de Junior (2010). E a proposta desse trabalho é de dar um conceito e experiência para se fazer um TCC. O TCC analisado é o de Junior (2010).

2) DESENVOLVIMENTO

Este trabalho tem como finalidade de analisar os métodos de cada etapa do TCC de Junior (2010), observado e extraindo a essência e de passar para o leitor de forma clara e objetiva. A estrutura vai seguida por: resumo, introdução, objetivos, justificativa, revisão bibliográfica, metodologia, resultados e conclusões.

2.1) RESUMO

O autor Junior (2010) tem uma visão sobre a dificuldade no processo de ensino/aprendizagem de matemática, onde o resultado se dá no fracasso escolar. Para detectar tal problema foi realizado uma pesquisa onde os dados foram analisados para se chegar em alguma conclusão.

2.2) INTRODUÇÃO

O autor Junior (2010) fala sobre a baixa aprendizagem de Matemática no ensino fundamenta, ele vai em busca de saber o porquê, qual era o motivo que levava os alunos ao baixo nível de aprendizagem. Ele aplicou um questionário para os alunos do ensino fundamental II e para os professores, e depois extraiu os dados para se chegar a algum resultado. Os resultados foram insatisfatório relativo ensino-aprendizagem de matemática.

Ele quer entender o porquê do fracasso e como melhorar essa situação para tal, pois para ele a forma não é tenta achar o culpado pelo fracasso, e sim mostrar que é possível reverter o sistema de ensino-aprendizagem de matemática nas escolas.

Os problemas relacionados á Educação Matemática

Os resultados insatisfatórios obtidos na docência da matemática, nos diversos níveis de ensino são constantes.

No cotidiano da escola é possível observar ainda tradicionalismo, como o uso excessivo de aulas expositivas e exercícios de fração e das aulas serem restritas dos conteúdos dos livros didáticas.

Esse método tradicional faz o aluno ficar dependente do professor e do livro didático, pois eles memorizam o jeito de fazer sem saber compreender o que está solucionando.

A partir dessas colocações entende-se que o ensino/aprendizagem, através de trabalho tradicional torna-se mera transmissão, não produz, é simples receptor de tudo que o professor transmite em aula.

2.3) OBJETIVO

O objetivo do Junior (2010) era de analisar os alunos do ensino fundamental II e detectar as causas e apontar possíveis soluções para o problema do fracasso no ensino /aprendizagem de matemática.

Concepção sobre o ensino de matemática

Autor Junior (2012) fala que é preciso compreender e que a matemática não pode ser concubida como um saber e pronto, mas como algo vivo e dinâmico vinculado do contexto real.

A Relação entre afetividade, valores e Matemática

Na sala de aula, é um momento de interação entre matemática formal, e as matemática como atividade humana.

Ao aprender matemática o estudante recebe estímulo contínuos associados a ela; problemas , atuações dos professores , mensagem sociais, entre outros.

Que geram nele certa tensão diante desses estímulos reage emocionalmente de forma positiva ou negativa.

O aluno chega ànsala de aula com expectativa sobre como deve ser a forma que o prefessor deve ensinar-lhes matemática, quando nãp são correspondido produz uma grande insatisfação que interfere na motivação do aluno

O professor precisa ensinar usando exemplo do cotidiano para motivar o aluno

2.4) JUSTIFICATIVA

Junior (2010),vê que no ensino/aprendizagem é muito baixo no Brasil em comparação aos outro Países, para isso ele vai em busca para saber o que acontece para ter esse baixo rendimento no ensino fundamental II

2.5) REVISÃO BIBLIOGRAFICAS

Kami (1988) fala que o professor não tem que dar resposta a criança, e sim descobrir como ele chegou ao erro , e assim corrigir o erro.

Chagas (2012)

Mostra que na sua visão existe vários fatores que contribui para o fracasso da matemática nas salas de aulas, umas delas é a má formação dos professores , falta de capacitação do docente, programas de matemáticas baseado em outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com