TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de compreensão da população de Campina Grande

Por:   •  8/10/2018  •  Artigo  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Análise de compreensão da população de Campina Grande a Cerca dos programas de Saúde, PSF’S, UPA’S e CEO’S, ofertados pelo SUS.

Introdução:

A saúde tem sido um assunto relevante no meio político, social e econômico. Saúde de qualidade é um direito de todos, mas de fato é um problema crescente em todo o mundo.

De acordo com artigo 196 da constituição Federal, a saúde é um direito de todos e dever do Estado. O projeto do SUS- Sistema Único de Saúde foi criado em 1988, e constituído por um conjunto de ações e serviços de saúde, sob gestão pública que tem como finalidade atender a todos sem distinções, de acordo com a necessidade de cada individuo, prevenindo o tratamento de saúde de toda comunidade.

Diante disto a participação da população promove que sejam assegurados os direitos da saúde para todos, sem posicionamentos críticos, mas a busca de informações de como funciona cada programa de saúde, facilitando principalmente o atendimento do individuo. A partir deste conhecimento o cidadão poderá reivindicar aos órgãos competentes um sistema de saúde de qualidade.

Baseado no contexto, este artigo tem como finalidade avaliar o interesse da população da cidade de Campina Grande acerca dos programas de saúde (PSF- Programa de Saúde da Família, UPA- Unidade de Pronto Atendimento e CEO- Centro de Especialidade Odontológica) ofertados pelo SUS.

Referencial Teórico:

O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, houve um crescimento na atenção do atendimento básico de saúde, no que diz respeito às consultas tornando acelerados os exames, gerando assim mais empregos de saúde, devido uma demanda maior que antes, aplicou Procedimentos em pacientes internados na zona de assistência de graves e gravíssimos. Seguindo diretrizes que não podem ser mudadas: a universalidade, por exemplo, cabe garantir o direito de atendimento a todos sem distinção, e é dever do estado. No entanto em muitas localidades, uma parte da população não tem acesso ao SUS, e na maioria das vezes precisam chegar de madrugada para marcar consultas de caráter preventivo e se deparam com longas filas de espera. A falta de informação da população retrata o descaso do atendimento da saúde para com o cidadão, impedindo a população de reivindicar a qualidade e dignidade no atendimento prestado.

Outro principio do SUS é o Atendimento integral voltados para um conjunto de ações e serviços na busca desenvolvimento para todo setor da saúde, garantindo equidade, ou seja, tratam situações desiguais de forma desigual, administrando de forma eficaz e eficiente, utilizando da melhor forma possível os recursos disponíveis, cessando desperdícios. Muito embora, os profissionais da saúde não estão preparados para atender de acordo com os princípios do SUS, devido às más condições de trabalho e remuneração, por falta de programas de capacitação e atualização a que os profissionais são submetidos. O direito da Participação social, pelo qual a população de forma democrática participe dos processos decisórios, por meio da fiscalização e desenvolvimento das políticas de saúde, possa respeitar os cidadãos que necessitam dos programas do SUS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com