TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estruturas De Mercado

Monografias: As Estruturas De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  4.071 Palavras (17 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos as estruturas de mercado, o conceito de cada estrutura que passa a integrar o cenário supermercadista brasileiro especificamente o estado do Rio Grande do Sul. A atuação de cada

Nos anos 90 o setor supermercadista do Rio grande do sul apresentou crescimento considerável, com a entrada de grandes redes estrangeiras Carrefour (francesa), Wal Mart (norte-americana), Sonae (portuguesa) e Royald Ahold (holandês). O Estado do Rio Grande do Sul se constituiu num polo de atração destes investimentos, que gerou modificações estruturais neste setor. Ressalta-se que somente a rede holandesa não atua no Estado do Rio Grande do Sul, as demais redes apresentam-se expressivamente atuantes em Porto Alegre e no Estado. Umas com extensão para o nordeste

Uma das estruturas de mercado identificada é concorrência perfeita e a outra é o oligopólio.

Concorrência perfeita

Para entendermos melhor a concorrência perfeita pelo fato que os mercados entre eles compram mercadorias em maior números para manter mais ou menos a mesma base de preço más isso não significa preço menor para o consumidor, a diferenciação dos produtos dá-se via: características físicas, embalagens, promoção de vendas, manutenção, atendimento pós-venda, etc.

Como não existem barreiras para a entrada de firmas que vendem os produtos, em longo prazo há tendência apenas para lucros maiores para os setor , ou seja, os lucros extraordinários em curto prazo atraem novas firmas para o mercado,

aumentando a oferta do produto.

Oligopólio

O oligopólio é um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas).

Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alteração de preços.

Ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor, como a proteção de patentes, controle de matérias primas chaves, tradição, oligopólio puro ou natural.

Diferentemente da estrutura concorrencial, e de forma semelhante ao monopólio, em longo prazo os lucros extraordinários permanecem, pois as barreiras à entrada de novas firmas persistirão, principalmente no oligopólio natural, em que a alta escala de operações propicia uma produção a custos relativamente baixos, dificultando a entrada de firmas concorrentes.

No oligopólio, podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções; formam cartéis. Cartel é uma organização formal ou informal de produtores dentro de um setor, que determina a política de todas as empresas do cartel, fixando preços e a repartição (cota) do mercado entre empresas.

As cotas podem ser:

Perfeitas (cartel perfeito): todas as empresas têm a mesma participação. A administração do cartel

fixa um preço comum e divide igualmente o mercado, agindo como um bloco monopolista. É a chamada “solução de monopólio”.

Imperfeitas (cartel imperfeito): existem empresas líderes que fixam os preços, ficando com a maior cota. As demais empresas concordam em seguir os preços do líder.

O oligopólio tem como modelo econômico o modelo clássico, que tem o objetivo de maximização dos lucros, devendo ter um conhecimento adequado se suas receitas e de seus custos. O preço é determinado apenas pela oferta e procura.

Segundo o texto o setor supermercadista do rio grande do sul se situa no oligopólio fraco quando as quatro maiores empresas, considerando a soma das suas participações for maior do que o índice de concentração do setor.

a) Medidas Descritivas.

I. Medidas de Tendência Central

As três tendências de medida central usada são média, mediana e a moda.

Média é o conjunto de dados é a soma das entradas de dados dividida pelo número de entrada. Suas formulas são:

Média da população Média Amostral

Mediana é o conjunto de dados é o dado que fica no meio do quando as entradas são colocadas em ordem crescente ou decrescente. Sua formula é:

Moda de um conjunto de dados é aquela entrada que ocorre com maior frequência. Se nenhuma entrada é repetida, o conjunto de dados não possui moda. Se duas entrada ocorrem com a mesma frequência elevada cada entrada é uma moda e os dados são chamados de bimodais.

Média ponderada é a medida de um conjunto de dados cujas entradas tem peso variáveis. Uma

média ponderada é dada por W é o peso de cada entrada de X . formula AQUIIIIUUHSDHHSLIHFILSLI

Média de uma distribuição de frequência para uma amostra e aproximada por x = x.f sobre n FORMULA PESQUISAR

Uma distribuição de frequência pode ser simétrica, uniforme assimétrica dentro da assimétrica tem a para esquerda e direita.

.II. Medidas de Dispersão.

A primeira mais importante medida de dispersão é a medida de posição e a segunda medida de posição é a variância ou desvio-padrão

III. Técnicas de amostragem probabilística

Nas sondagens e estudos de opinião usam-se amostras selecionadas por um processo de amostragem probabilística, isto é, amostras em que todos os sujeitos incluídos na grelha de amostragem têm a mesma probabilidade (diferente de zero) de serem escolhidos para virem a integrar a amostra.

As técnicas de amostragem probabilística asseguram, com uma determinada margem de erro, que estão representados na amostra (de forma proporcional à sua representação na população) todos os subgrupos relevantes que constituem a população alvo. Desta forma garante-se que os resultados obtidos com o estudo dos sujeitos da amostra podem ser generalizados, com uma determinada margem de erro, para a população alvo.

A amostragem probabilística refere-se a procedimentos que utilizam alguma forma de seleção aleatória dos seus membros. Os procedimento de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com