TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos da geopolítica

Artigo: Aspectos da geopolítica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Artigo  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  289 Visualizações

a dificuldade em estabelecer os marcos da guerra fria consiste em tratar-se de um processo global extremamente complexo sujeito a múltiplas interpretações, ouve dois marcos são adequados para marcar o início e o fim da Guerra Fria, a Guerra Fria não degenerou em conflito mundial porque impôs uma nova forma de paz, a paz pelo medo e Dentre os vários conflitos que ocorreram no âmbito da Guerra Fria, destacaram-se a Guerra da Coréia, a construção do muro de Berlim, a crise dos mísseis em Cuba e a Guerra do Vietnã.

A característica marcante do imperialismo foi a procura de novos mercados consumidores para manufaturas e os capitais excedentes dos países industrializados, pois a Europa estava com a "Grande Depressão", isto é, excesso de população, falta de empregos, alimentos e moradia. Isso motivou a conquista de novas terras, por isso surge o imperialismo.

os países que se associaram em uma aliança denominada EIXO foram Alemanha, Japão e Itália

Antes da guerra vivia uma ordem multipolar conflituosos com uma situação de guerra latente entre as grandes potencias mundiais, houve muita disputa de território.

Pois com o processo de globalização ficou mais fácil entrelaçar no mercado, fazer aliança com outros países e de acordo com suas necessidades.

Após a segunda guerra a URSS já estavam sob regime socialista comunista se separarem da Europa por divergências políticas iniciando um período de afastamento do regime capitalista . o período da guerra fria foi marcado e comandando na URSS por um planejamento militar

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com