TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada - Filme: Germinal

Artigos Científicos: Atividade Estruturada - Filme: Germinal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  1.396 Visualizações

Página 1 de 2

GERMINAL

O filme se passa na França do Século XIX. Retrata o momento histórico vivido na Revolução Francesa do início dos movimentos grevistas. A história retrata a vida de operários que trabalhavam nas minas de carvão. As condições de trabalho eram muito precárias. Muitos operários morriam em acidentes de trabalho e muitos outros tinham sua saúde debilitada. Os salários que eles recebiam não davam pra sustentar a família e, por isso, mulheres e crianças bem pequenas precisavam trabalhar também. Eles trabalhavam cerca de 16 horas por dia. Podemos vislumbrar a exploração cruel capitalista nesse quadro.

Do outro lado, os burgueses, viviam uma vida tranquila e farta. Um verdadeiro contraste social.

Um dia, chega um desempregado a procura de um emprego nas minas, mas esse homem tem conhecimento dos movimentos sociais que estavam ocorrendo em toda a Europa. Ele chega com ideias revolucionárias que se juntam com a insatisfação que os trabalhadores viviam. Resolvem, então, criar um fundo, para poderem começar a fazer greves e protestos junto aos patrões, contra a exploração. No filme são apresentadas ideias socialista, comunistas e até anarquistas.

É dentro desse contexto de exploração do trabalhador e condições miseráveis de vida que surgem os movimentos dos trabalhadores. Começam então a haver conflitos entre o empregado oprimido e o empregador opressor. As greves se iniciam, e delas surgem revoltas, pois os empregadores não queriam acatar as reinvindicações. Começa então uma guerra, com fechamento de minas, saque de armazéns e muitas mortes.

O filme consegue retratar muito bem a realidade da época e podemos através dele, refletir sobre o processo que foi para hoje termos condições melhores de vida. Ainda há muita desigualdade no mundo, mas sabemos que juntos podemos construir um futuro melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com