TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Politicas públicas

Casos: Atps De Politicas públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................................00

1. POLÍTICAS PÚBLICAS............................................................................................00

2. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA........................................................................00

3. APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO...........................................................................00

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................00

REFERÊNCIAS..............................................................................................................00

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de mostrar o contexto das políticas públicas dentro da sociedade brasileira, os atores que são os protagonistas desta ação social de responsabilidade do poder público e mostrar quais são as ações do poder público.

Com isso, podemos definir políticas públicas como um direcionamento elaborado para enfrentar um problema público da sociedade, sendo que seus princípios são a intencionalidade; quando o governo tem a intenção de melhorar aquele serviço e tem vontade de fazer e o outro é a resposta a um problema público; quando a sociedade necessita de uma melhora no serviço público e é atendido mesmo que não tenha um resultado efetivo.

Diante do que foi avaliado, o projeto será aplicado na área da saúde na cidade do Gama-DF, aonde é possível perceber uma falta enorme de profissionais qualificados, medicamentos, equipamentos para realizar exames, equipamentos para realizar tratamentos, materiais para fazer procedimentos nos pacientes e demora no atendimento. Esta sendo uma área muito defasada, na qual muitos estão morrendo à espera do atendimento e/ou tratamento.

1. POLÍTICAS PÚBLICAS

As políticas públicas no Brasil podem ser entendidas como as decisões de governo que influenciam a vida de um conjunto de cidadãos. São os atos que o governo faz ou deixa de fazer e os resultados que tais ações ou inações provocam na sociedade. O processo de políticas públicas numa sociedade democrática é extremamente dinâmico e variável, uma vez que conta com a participação de diversos atores em vários níveis. O desejável é que todos os afetados e envolvidos em política pública participem o máximo possível de todas as fases desse processo: identificação do problema, formação do cronograma, formulação de políticas alternativas, seleção de uma dessas alternativas, aceitação da política escolhida, implementação dessa política e avaliação de seus resultados. Portanto, políticas públicas ficam entendidas como o “Estado em ação", ou seja, é o Estado implantando um projeto de governo, por intermédio de programas e de ações voltadas para setores específicos da sociedade, em que no Brasil, os setores que são levados em consideração são a saúde e a educação.

As políticas públicas podem ser compreendidas como o conjunto de planos e programas de ação governamental voltados à intervenção no contexto social, por meio dos quais são traçadas as diretrizes e metas a serem executadas pelo Estado, na qual estarão dispostos na Constituição Federal.

Para suprir uma demanda, uma necessidade da sociedade que supostamente se identifica e se elege previamente à ação estatal, é necessário iniciativas dos governos (federal, estaduais ou municipais), na qual irá englobar as políticas públicas mais essenciais da educação e da saúde, com o objetivo de ter mais integrantes para promover uma ação efetiva que irá solucionar tal problema.

Alguns atores defendem, as politicas públicas como abordagem estatista, outros como abordagens multicêntricas e outros como macrodiretrizes estratégicas. Na primeira abordagem, considera como protagonistas os atores estatais, uma vez que uma política será considerada pública de acordo com a personalidade do ator. Já a abordagem multicêntrica, é totalmente ao contrário, sendo que considera as organizações privadas e as organizações não governamentais, sendo que seus protagonistas são os atores estatais, na qual eles só consideram que uma política é pública, quando o problema que se tenta resolver é público, abrange toda a população. E por fim, a última abordagem se refere ao nível de operacionalização de cada diretriz, na qual vai abranger vários tipos de políticas, na qual facilitam o atendimento aos problemas dos cidadãos.

As politicas públicas no Brasil fazem uso de vários instrumentos para alcançar os seus objetivos e os objetivos da população, para que as diretrizes sejam transformadas em ações concretas e eficientes. Sendo assim, as politicas públicas são alcançadas por meio de programas públicos, projetos, leis, campanhas publicitárias, esclarecimentos públicos, dentre outros.

O projeto será proposto para a cidade do Gama-DF na área da saúde, pelo fato de ser uma população bastante carente em atendimento aos pacientes e mais ainda porque temos uma população muito grande que vem do entorno para ser atendido no Gama, o que dificulta o acesso ao hospital e aumenta mais ainda o tempo de espera. A área escolhida foi a da saúde, por ser uma área bastante defasada, e hoje principalmente a pediatria, tanto em profissionais quanto em materiais e equipamentos para realizar exames, o que está prejudicando cada vez mais a vida de quem esta ali à espera de um atendimento.

2. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

Com o diagnóstico realizado com a visita no programa de politicas públicas do governo federal foi identificado o problema que consiste no segmento social que foi direcionado o público alvo do projeto que é a população infantil que mesmos sendo inocentes já estão começando a enfrentar muitos desafios em sua vida, principalmente em locais de grande vulnerabilidade social.

O projeto de políticas públicas sociais apresenta uma proposta junto à Secretaria de Saúde do estado para propor melhoras em relação à qualidade de vida da população infantil. É importante observar que este projeto de politicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com