TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Politicas Publicas

Artigo: Atps Politicas Publicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 7

Guarulhos , 20 de Setembro de 2014

Introdução

O Assistente Social é o profissional habilitado a diagnosticar os problemas da sociedade atuando diretamente nas políticas sociais . Estes profissionais realizam pesquisas que subsidiem ações , prestando consultoria a órgãos públicos e empresas privadas , planejando , organizando benefícios sociais e mantendo os compromissos éticos estabelecidos.

Através deste artigo cientifico estaremos abordando reflexões sobre as responsabilidades sociais do profissional da área . Identificando de maneira prática junto à políticas sociais , desta forma faremos uma análise sobre os pontos mais relevantes que marcam esta trajetória.

A construção das nossas reflexões será apresentada seguindo passos essenciais para o bom entendimento do tema , como :

• a sinterização do conceito da palavra política ,

• a questão social existente de forma globalizada ,

• a interpretação dos direitos constitucionais embasada em pesquisas na Constituição Federal de 1988 , ressaltando o Art. 6°, que trata dos direitos dos cidadãos.

No contexto do Serviço Social , para um profissional que atua nesta área , o que é política?

Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação é também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público.

Política social é um tema discutido na esfera das ciências sociais , denominada como arte ou ciência da organização , direção e administração de nações ou Estados tendo várias definições como as ações governamentais que visam garantir condições dignas e justas aos cidadãos , assegurando a população o exercício pleno da cidadania nas áreas da educação, trabalho, saúde , previdência social, saneamento, habitação popular, entre outros, sendo o ato de bem governar um povo no intuito de estabelecer o controle sobre as reais necessidades sociais das pessoas atingidas pelo modo capitalista de produzir e reproduzir-se.

As necessidade está intimamente ligado a queda da lei divina e do sistema feudal como alicerce das hierarquias políticas, por volta dos séculos XVI e XVII, onde originou o debate sobre o papel do Estado.

Evidenciaram-se com o crescimento do capitalismo as desigualdades sociais e conseqüentemente a necessidade de um novo caminho , um “agir”, frente às demandas que se apresentavam. Na época o Estado era uma criação dos ricos para conservar as diferenças e as propriedades e não o bem comum.

Observamos que a medida encontrada para este impasse da política civil e a desigualdade social foi reconfiguração de um Estado onde o poder viesse do povo , buscando exatamente o bem estar geral baseado na cidadania , introduzindo uma radical perspectiva democrática no modo de governar , desta forma , surgindo assim o educador social que visava à propagação da educação social garantindo os direitos políticos e atendendo a classe vulnerável e oprimida da época.

Desta forma observamos que neste cenário o educador social atua em parceria com o assistente social e muitas vezes se torna tão tênue que se entrelaçam.

Podemos dizer que o educador social tem como metodologia básica a educação e o trabalho das competências pessoais , sociais e profissionais dos cidadãos , criando um aprimoramento em seus processos de vida , apoiando as famílias e estabelecendo uma relação de proximidade entre elas , ao passo que o assistente social trabalha de uma forma mais ampla garantindo o direito que cada cidadão tem , trabalhando desta forma com a parceria de equipes multidisciplinares . Então o educador social e o assistente social tem um “agir” comum intervindo de formas distintas.

No contexto profissional do Serviço Social diretamente ligado as políticas sociais há uma busca em minimizar as diferenças de classes , proletariado e dominante , trazendo a satisfação para ambas . A política se torna uma ferramenta que pode garantir a diminuição das problemáticas sociais e também alguns direitos à camada necessitada.

Os trabalhos que são de competência do assistente social são resultantes de complexas dimensões que passam pelas questões sociais , tendo a Constituição Federal como um marco dentro dessa trajetória . A prática do Serviço Social é reconhecida como política social juntamente com as políticas de saúde e de previdência , garantindo o acesso dos usuários à seguridade social.

Concluímos nesta etapa que para o assistente social a política social se apresenta de forma fundamental para o bem estar dos cidadãos , um instrumento de reivindicação dos mais diversos tipos de movimentos sindicais e sociais , formas de intervenção eficaz sob a responsabilidade de atender as demandas e as necessidades de cada cidadão.

Análise do filme – Gandhi

Independente das suas particularidades podemos observar que os problemas sociais são perceptíveis no mundo . No filme Gandhi evidenciamos alguns pontos que merecem ser explanados de forma crítica .

Observamos a Índia um país que passava por um momento de independência , existindo inúmeros conflitos sociais que tornaram as colônias independentes e pobres , trazendo os problemas de subdesenvolvimento a tona .Havia a exploração de um povo, inclusive as crianças , onde todos eram controlados pela classe dominante por meio da violência , a miséria, moradias inadequadas em zonas sem saneamento básico .

Não havendo controle de natalidade , as famílias usavam de meios próprios para conseguir subsistência , trabalhos pesados e mal remunerados aumentava as disparidades entre as classes.

Gandhi tinha como proposta não somente organizar movimentos e manifestações de não-violência , mas buscava algo que pudessem “boicotar” os produtos ingleses .Visava enfraquecer o poder , considerando que este era a maior arma de defesa dos direitos do cidadão , de modo que atraia a atenção dos olhos do mundo para as suas causas com idéias revolucionárias no intuito de acabar com o despotismo e o militarismo.

Desta forma fazemos um paralelo com o Brasil e detectamos que no nosso país há estes problemas sociais , sendo eles mais evidentes nas regiões Norte e Nordeste , onde existe o trabalho mal remunerado, áreas de subnutrição da população, alto índice de natalidade, baixos níveis de escolaridade que diretamente impactam o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos , impedindo assim o seu crescimento.

A intervenção depende diretamente das políticas sociais , o assistente social é o intermediador destas intervenções pois visa levar as informações aos usuários , garantindo os direitos sociais como : a educação, saneamento básico, moradias, acesso ao trabalho, previdência social , segurança e a alimentação, previstas pela Constituição Federal.

A Constituição Federal de 1988

Ao observar e analisar a Constituição Federal no Art. 6° verificamos que os direitos constitucionais dos cidadãos são evidentes , mas nem sempre os mesmos tem acesso a eles . Este descaso se dá pela falta de informação ou pelas , nem sempre bem executadas , políticas públicas , tornando-se evidente ao nosso cotidiano.

Os direitos sociais como saúde, lazer, proteção a maternidade e à infância e a assistência aos desamparados são alguns dos benefícios garantidos pela Constituição Federal , que tem o intuito de promover aos indivíduos condições materiais ao pleno gozo dos seus direitos , exigindo do Estado uma intervenção na organização social que possa assegurar os critérios de justiça distributiva por intermédio de uma ação estatal , desta forma minimizando as desigualdades sociais e aumentando a qualidade de vida.

As necessidades das práticas políticas no nosso cotidiano e a exigência do cumprimento dos mesmas se torna uma adoção , alargando o leque dos direitos fundamentais dos cidadãos para propagar e enraizar na sociedade brasileira , ou seja , o conhecimento do que é ser um cidadão exercendo a cidadania plena.

No Brasil apesar dos grandes avanços o exercício de cidadania plena ainda caminha em passos lentos , podemos perceber pessoas que não tem assegurados seus direitos básicos mencionados anteriormente , porém observamos que as mentes estão se “abrindo” para um novo saber e os usuários já buscam por informações a órgãos que possam apoiar e esclarecer suas duvidas , nos mais diversos aspectos , sendo explanados os seus direitos , dando assistência e direcionando para uma qualidade de vida melhor . Tais profissionais são os assistentes sociais que atuam como intermediador de tais conflitos , buscando através de pesquisas o foco dos problemas para que assim possa intervir , de forma correta e eficaz , auxiliando na garantia da seguridade social que é um direito a todos os cidadãos .

Conclusão

Para a realização deste trabalho fizemos um estudo aprofundado das políticas sociais , através dele ampliamos os nossos conhecimentos sobre os fatores que impulsionaram este processo , buscamos nas mais diversas fontes o significado da palavra política e a importância dela para o Serviço Social.

As nossas reflexões sobre a questão social no Brasil e no mundo foi evidenciada , no filme Gandhi (1982) , ressaltando pontos que exemplificaram tal situação.

A interpretação dos direitos constitucionais por meio de pesquisas na Constituição Federal foram analisados e pudemos entender quais são nossos direitos previstos em lei e qual o contexto em que o nosso país se encontra frente aos mesmos.

Concluímos neste artigo cientifico que ainda é longo o trajeto do Serviço Social frente às políticas sociais , por este motivo é importante se aprimorarmos através de conhecimentos e principalmente traçarmos caminhos para exercer a nossa profissão de uma forma excelente e satisfatória.

Bibliografia

• Política e Política social. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v3n1_politica.htm. Acesso em: 08 jul. 2012.

Políticas sociais: fundamentos e histórias. Disponível em: . Acesso em: 08 jul. 2012.

• Assistência Social – Disponível em: http://www.mds.gov.br/assistenciasocial

Proteção social no Brasil: o que mudou na assistência social após a Constituição de 1988 – Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/csc/v14n3/09.pdf

• Ciência Política :: Consciência Política

www.portalconscienciapolitica.com.br/ciência-politica/

• Gandhi (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre

pt.wikipedia.org/wiki/Gandhi_(filme)

• Filme: Gandhi, com direção de Richard Attenborough

• MACHADO E. M., KYOSEN R. O. Política e Política social. Serviço Social em Revista,Paraná, v. 3 n., jul./dez. 2000. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v3n1_politica.htm>. Acesso em: 18 maio 2013.

• • BEHRING, E. BOSCHETTI, I. Políticas sociais: fundamentos e histórias. Disponível em: <http://pt.shvoong.com/social-sciences/political-science/1807877-

pol%C3%ADticas-sociais-fundamentos-hist%C3%B3ria/>. Acesso em: 18 maio 2013.

...

Baixar como  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »