TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve explicação sobre a Lei dos Três Estados na perspectiva de Comte.

Por:   •  28/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

Breve explicação sobre a Lei dos Três Estados na perspectiva de Comte.

Augusto Comte nasceu em Montpellier, em 1788, considerado o fundador, pai da Sociologia, antes, denominada Física Social. O contexto histórico de Comte, foi marcado pela Revolução Francesa e Revolução Industrial, eventos  que pautaram seus escritos. Considerado o sociólogo da unidade humana, sua visão da sociedade é mais tecnicista, legalista, influência da sua formação na escola Politécnica, a linha de pensamento Comtiana é a do Positivismo(corrente criada pelo mesmo), que é, em suma, a observação dos fenômenos sociais a partir da experimentação sensorial, para a formulação de leis que expliquem esses fenômenos.

Para Comte, a história da humanidade é a história da evolução dos espírito humano, espírito, não caracterizado no sentido religioso, mas na evolução das ideias, pensamento humano. Essa evolução seguiria três fases distintas : a teológica, a metafísica e a positiva. Na primeira(teológica) o espírito humano explica os fenômenos atribuindo-os a seres, ou forças, comparáveis  ao próprio homem (ARON 1993), nessa fase os fenômenos físicos eram explicados através dos mitos, crenças populares. É uma etapa predominantemente religiosa, tendo em vista que, por não saberem como explicar certos acontecimentos, as pessoas atribuíam tudo as divindades.

Na segunda(metafísica), invoca entidades abstratas, como a natureza,(ARON 1993), apesar do método, pensamento científico não ser característico dessa fase, nesse período(que podemos citar como exemplo o Renascimento), as pessoas começaram a questionar certos acontecimentos, não aceitavam mais as explicações de caráter divino-religiosas. Na terceira(estado positivo) o homem, se limita a observar os fenômenos e fixar relações regulares que podem existir entre eles, seja num momento dado, seja no curso do tempo; renuncia a descobrir as causas dos fatos e se contenta em estabelecer leis que os governam (ARON 1993), nesse estado, existe uma certa autonomia de pensamento, já que, as pessoas não mais aceitam aquelas respostas pré-dadas, presentes nos  estágios anteriores.

Não se deve pensar que Comte reduz tudo ao empirismo, apesar dos fenômenos serem entendidos através das experimentações sensoriais , suas conclusões(leis) não são imutáveis, pois existem diferentes percepções sobre cada problema. Na perspectiva Comtiana, as sociedades estão em estágios diferentes, ele justifica essa diversidade devido a três fatores: raça, clima e ação política. Augusto Comte delimitou o campo de estudo da Sociologia, a sociedade e tudo que a envolve; e essa recém-nascida ciência, seria responsável por conduzir o mundo social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com