TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calouro Em Direito -

Exames: Calouro Em Direito -. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2014  •  4.506 Palavras (19 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 19

Ainda não tenho trabalho para colaborar, pois minhas aulas começaram dia primeiro, sou formado em pedagogia, mas não possuo arquivo. Preciso de vocês para me ajudarem. Tão logo tenha um trabalho, ou encontre em um pen drive algum de Pedagogia, incluo.

A ATUAÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA EM RELAÇÃO

AO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

ESPIRÍTO SANTO, Edison Guedes do – guedesjoias@yahoo.com.br

RESUMO:

A prática de ensino é muito importante para os estudantes, pois faz os alunos terem contatos com as situações vivenciadas diariamente nos diversos locais de educação. Esse contato com o local do saber permite criar um campo de observação diante das atitudes do educador, dos educandos e a relação de aquisição de conhecimentos a partir da interação com o meio. Através de visitas nas escolas de ensino fundamental é possível perceber os diversos obstáculos na educação e no ensino público. Com a intenção de buscar conhecimento teórico baseado nos grandes autores como Lev Vygotsky, professor e pesquisador Russo, contemporâneo de Piaget e Henry Wallon, estudioso na área de Psicomotricidade e neurologia, entre outros, no desenrolar deste trabalho serão apresentadas algumas definições importantes sobre a atuação psicopedagógica em uma criança com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH. Salientando que o trabalho do psicopedagogo é tornar real o diagnóstico, tratar as possíveis dificuldades de aprendizagem como leitura, escrita e matemática, e desenvolver técnicas remediativas, orientar pais e professores e estabelecer contato multidisciplinar com outros profissionais, além de possíveis ou prováveis encaminhamentos. O principal característica deste trabalho é relatar passo a passo a intervenção psicopedagógica clínica realizada em uma criança de oito anos da educação infantil de uma escola da rede municipal da cidade de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, apresentando problemas relacionados ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH. As sessões psicopedagógicas tiveram como objetivo observar, avaliar, diagnosticar e entender como comporta e age uma criança com TDAH.

PALAVRAS-CHAVE: Psicopedagogia, TDAH, observação, avaliação, diagnóstico.

INTRODUÇÃO:

Este trabalho referente a um relato de experiência tem a finalidade de dar conclusão à etapa do estágio supervisionado de prática Psicopedagógica Clínica do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL - FAC REDENTOR / ETTAL. Foi realizada uma experiência prática de estágio psicopedagógico clínico com uma criança apresentando um quadro de comportamento referente ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade sendo indicada pela coordenadora educacional da escola com queixas referentes as tendências de TDAH e dificuldade de aprendizagem. Busquei aplicar conhecimentos teóricos baseado no que aprendi durante o meu curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica em determinados autores como Piaget, Vygotsky e Henri Wallon, e outros também conceituados autores.

O trabalho foi iniciado na escola Estadual General Oswaldo Pinto da Veiga, localizada na Rua São José Nº 377, bairro São Sebastião, em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, estabelecimento escolar onde realizei meu estágio clínico do curso de psicopedagogia.

De acordo com FELDMANN ( A Importância do Psicopedagogo, 2006 p.1):

“O trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo, no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas. Com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagógica ganha, atualmente, espaço nas instituições de ensino e também nas clínicas”.

Portanto, de posse das informações fornecidas pela escola, o estágio segue com a realização de um trabalho psicopedagógico efetivo e sistemático, acompanhando a criança e estudando todas as experiências vividas nestes atendimentos.

Nos atendimentos foram realizadas observações, entrevistas com elementos da escola, pais e professores e teste avaliativos. Tudo foi registrado numa perspectiva de “fazer história”, ou seja, construir de forma clara a história de vida da criança, buscando mínimos detalhes, que talvez tenham passado despercebidos pela própria escola, pais ou até mesmo por outros profissionais.

Para a realização efetiva deste estágio, a escola disponibilizou um espaço onde aconteceu os atendimentos.

JUSTIFICATIVA:

Este projeto traz como proposta a prática do estágio da especialização “Lato Senso” Psicopedagogia Clínica com uma criança de seis anos da educação infantil na qual possui transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade - TDAH.

Para tanto, apresenta a Psicopedagogia como um profissional que estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portanto, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente, o psicopedagogo atua não só no âmbito escolar, mas também com a família e comunidade.

A motivação para a concretização deste trabalho se originou a partir da intenção de mostrar a necessidade e a atuação de um profissional de Psicopedagogia nas escolas com crianças que possuem algum tipo de transtorno e principalmente o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH. De acordo com os principais estudiosos, este transtorno gera uma deficiência neurobiológica, de origem genética, que afeta de 3% a 5% de todas as crianças em idade escolar. O TDAH é considerado um grande limitador na vida cotidiana e escolar da criança ou do adolescente e das pessoas com as quais convive, podendo gerar dificuldades emocionais, de relacionamento familiar e social, bem como um baixo rendimento escolar.

Desta forma, este trabalho justifica-se como um relato do estágio realizado e uma forma de colocar em prática a atuação psicopedagógica. A idéia é aliar o conhecimento teórico adquirido durante a especialização psicopedagógica, baseado nos autores citados na introdução, com a vivência de um caso real de uma criança em idade escolar que apresenta o transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade e suas principais dificuldades de aprendizagem.

Enfim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com