TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carandiru

Tese: Carandiru. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 3

Carandiru

O filme mostra claramente o trabalho realizado por um médico com o intuito de prevenir a AIDS dentro de um presídio, a convivência dia-a-dia com a realidade atrás das grades, que inclui cenas de violência das mais chocantes que um ser humano pode ver ou viver, além da superlotação das celas, instalações precárias, uso de drogas e violência.

No mesmo filme é relatada a vida dentro de uma penitenciária brasileira, da forma mais cruel e direta possível. Vimos uma penitenciária sem organização social,

Percebe-se também a omissão do poder público em relação à segurança no presídio, pois é constante o uso de drogas e porte de armas pelos presos.

A história é cruel, difícil de curtir, mas mostra a capacidade de adaptação do ser humano nos ambientes mais inóspitos (Local em que não há condições para ser habitado ou onde não se consegue viver), assim como companheirismo, amor, amizade e a mais variada multiplicidade de desejos e sentimentos humanos.

Assistimos à ótica do profissional de saúde, para o qual não existe assassino ladrão ou estuprador mais sim uma pessoa que precisa de cuidados.

Concluímos então essa parte convictos de que somente a compreensão e o amor recíproco entre os homens podem fazer com que os mesmos se ajudem independente da situação e realidade social de cada um.

Cidade de Deus

Em uma favela corrompida pelo medo e a criminalidade morava Buscapé, um jovem pobre e negro que quase entrou no mundo das drogas. Nessa favela a única organização social que existia era o crime organizado e pior onde não havia políticas públicas de combate ao crime e às drogas. Para os criminosos o crime é como qualquer outro trabalho, e os cargos são dados de acordo com a capacidade do sujeito, até chegar ao gerente que é o braço direito do chefe. Assim quem comandava aquela favela era os criminosos, que diariamente lutavam pelas bocas de fumo e pelo extermínio de quem não fizesse seu trabalho direito.

Buscapé não entrou no mundo da criminalidade, pois buscava a realização do seu sonho que era se tornar fotógrafo e mesmo assim encontrou dificuldades no mercado de trabalho por ser de uma favela onde o que predominava eram as drogas, prostituição, crime e exploração de crianças no tráfico, contudo ele não desistiu e aproveitou a oportunidade de realizar seu sonho e se tornou fotógrafo com dignidade, mostrando que mesmo com tantas possibilidades de se tornar um criminoso, ele percebeu que o seu papel na sociedade era outro, o de visualizar o mundo através das lentes de uma câmera fotográfica, mostrando que independente da situação ou dos obstáculos enfrentados, ninguém jamais pode desistir de lutar por seus sonhos até que se tornem realidade.

Tropa de elite

|

O filme tropa de elite mostra o dia-a-dia de um Capitão chamado Nascimento, que chefia uma das equipes do BOPE e que tem como missão “apaziguar” o morro do Turano no Rio de janeiro. O Capitão Nascimento era diferenciado, por ser correto e contra a corrupção, principalmente na polícia.

Os muitos anos no comando surgiu o desejo de encontrar o substituto ideal para assumir o seu lugar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com