TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Filme Carandiru

Exames: Resenha Do Filme Carandiru. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  29.835 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha Critica do Filme Carandiru.

Carandiru conta historia de um médico (Luis Carlos Vansconcelos) que propõe fazer um trabalho de prevenção à Aids no maior presídio da América Latina: a casa de Detenção de São Paulo, mais conhecida como Carandiru.

O Filme conta historias, fala de seres humanos e destrói alguns mitos tão popularizados na mente das pessoas, como a violência.

Mas o filme também não faz uma defesa dos presos. Para ele é óbvio que criminosos devem ser punidos conforme a lei. No entanto, há diferenças tipos de crimes e, portanto, diferentes tipos de pessoas dentro de um presídio. A sociedade, em geral, coloca todos no mesmo “saco”.

Esta distinção que Varella não enxerga fora do cárcere, existe entre os presos. O tratamento dado aos traficantes é diferentes daquele dado a um assaltante de banco, por exemplo. O crime mais detestável é o estupro. Para o estuprador não há respeito nem perdão apenas a pena de morte. O filme conta que, certo dia, um destes criminosos viveu exatos cinquenta minutos desde o momento em que pôs o pé na prisão.

Ao mesmo tempo, havia os casos de solidariedade a prisioneiros com problemas de saúde e um imenso respeito aos homossexuais (considerando “mulheres de cadeia”), com direito até mesmo a casamentos. O filme conta também sobre suas palestras), sobre as sessões de cinema, os shows de Rita Cadillac, o desprezo aos prisioneiros que choram o trafico de drogas e a corrupção dos guardas.

O que o filme faz, e talvez essa seja a sua grande qualidade, é mostrar todo esse universo sem falsos moralismos. Não fosse desta forma, ele próprio não teria aguentado todo o tempo que ficou trabalhando lá, principalmente na função de tentar combater a doença do século, a AIDS.

As cenas e as historias sobre as doenças, provavelmente são as mais fortes e impactantes do filme. A doença era propagada principalmente por causa das drogas em sessões coletivas em que a mesma seringa passava por várias pessoas ou era lavada no mesmo copo, com um nível de infecção altíssimo.

O filme consegue compor um texto muito bem escrito, puro , transparecendo uma lucidez de pensamento e a hora de um médico preocupado com as misérias da vida.

Tudo isso, com um enorme senso de humor, como o episodio de fuga em que um presidiário obeso entalou na boca do túnel impedido que dezenas de companheiros escapassem.

Talvez seja esse, então, o grande motivo do sucesso deste filme.

Se o escritor é quem nos leva para um universo especial, Dr. Drauzio Varella consegui fazê-lo. Entrar nesse filme é sentir a porta pesada do Carandiru fechar-se atrás de nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com