TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Carandiru

Artigo: Resenha Carandiru. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2013  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 2

Carandiru o filme

O filme relata as adversidades sociais abordando a desigualdade e diferentes statusna sociedade, entendido como a condição simbólica que um indivíduo ocupa em um sistema de hierarquização social. Mostra também a importância das instituições e como cada um tem um papel distinto a cumprir na sociedade. Mesmo sendo os personagens presidiários, podemos verificar que existe uma hierarquia e que cada um tem uma vida própria que é respeitada pelos demais companheiros.

O presídio é uma instituição importante no filme, pois mostra para onde vão aqueles que não cumprem o papel e as normas feitas e aceitas de comum acordo pela sociedade _os chamados“fora da lei”. O presídio foi criado pela sociedade para que aqueles que desrespeitarem as regraspercam a liberdade, (o direito e ir e vir) e desta forma fiquem presos para que se regenerem e possamvoltar ao convívio social.

O diretor do presídio tem, nesta hierarquia, o poder maior:cria um código de disciplina dentro do presídio que todos devem obedecer e respeitar. Temos também, como exemplo, o chefe de cozinha que desfruta de status e age como juiz e mediador: todos os detentos o respeitam e acatam suas ordens.

A instituição familiar é bem presente dentro do presídio,podemos compreender que por trás de casa presidiário existe uma família que é respeitada e preservada, apesar de todas terem que frequentar a mesma instituição nos mesmos dias de visita.Este é o momento da troca de carinhos e afeição, quando um indivíduo passa com sua esposa, outro companheiro abaixa a cabeça em sinal de respeito.

Outro exemplo de instituição social existente são os homossexuais que se casam dentro dessa instituição.No caso ilustrado no filme, uma união que de imediato não é aceita pelo pai de um dos detentos que era um oficial da reserva, recebeu a benção da mãe e deixa claro a existência de vários tipos de composição familiar.

Existe também a instituição social da igreja e através dela o pastor conquista seu status e trabalha dando apoio moral e psicológico para os presidiários.Através desse trabalho, que proporciona aos presidiários ter uma religião, o pastor acrescentaum status aos mesmos.

O médico tem um papel muito importante neste filme, pois, além de cuidar da saúde física, também cuida da saúde mental dos presidiários fazendo com que seus pacientes fiquem á vontade para poder falar sobre suas particularidades. Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com