TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito Da Marca

Pesquisas Acadêmicas: Conceito Da Marca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

Passo 1 – Lei de Propriedade Industrial

Criar uma marca para a sua empresa, procurar informações sobre como registrar uma marca e quanto custa para registrá-la. Anote as informações para contribuir na execução do passo 4.

Como citamos nas etapas anteriores o nome da nossa Empresa é:

PEFÉ INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA.

Essa empresa está no ramo de fabricação e vendas de móveis de madeiras, e que como Marca, criamos o nome de :

MÓVEIS BOM GOSTO

Entendendo o conceito de Marca: Segundo a Lei brasileira, é uma propriedade industrial, que tem como finalidade garantir a exclusividade da utilização da marca em determinado ramo de atuação em todo território nacional. Esse registro só é válido se feito no INPI ( INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADEINDUSTRIAL) , e só pode ser realizado pelos próprios sócios da empresa ou por um advogado nomeado para isso.

É importante saber, que, antes de solicitar o pedido da marca, é importante definir a natureza do uso da marca e sua forma de apresentação. Essas questões são perguntadas no preenchimento da Guia de Pagamento e saber essas definições facilita o processo de registro da marca. Para maiores informações sobre a Natureza da Marca, basta acessar o site do INPI, que estará disponível no final da nossa pesquisa.

Como fazer o pedido de registro da Marca: Há duas formas de se encaminhar o pedido para o INPI:

• Pela internet: através do sistema e-Marcas

• Formulário em papel, disponível para impressão no campo Formulários deste Portal, e entregue presencialmente na sede do INPI, no Rio de Janeiro, ou na unidade do instituto do seu estado, ou encaminhando via Correios.

O depósito feito pela internet é muito mais simples e barato. Além disso, funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Quanto custa para registrar a sua Marca: Paga-se um preço, chamado retribuição, em troca do serviço de exame do pedido de registro. No próprio site do INPI, estará disponível uma tabela de retribuições dos serviços prestados pela Diretoria de Marcas.

Algumas dicas importantes para a Marca da sua Empresa:

• Quanto mais criativa e diferente for a sua marca, maior a chance dela ser registrada e não ser indeferida;

• Faça uma boa pesquisa, para ver se a marca que você está em mente, já não está disponível no mercado, procure variações na forma de escrever ou que soem parecidas;

• Não serão permitidos termos escritos em outras línguas, caso isso ocorra a sua marca não será registrada;

• Preste muita atenção ao preencher os formulários . Incorreções e omissões podem atrasar o exame.

Documentos necessários para o registro da sua Marca:

• Formulário de pedido de registro da Marca: no caso de depósito eletrônico será preenchido pela internet, com opção para salvar e continuar depois ou enviar imediatamente logo após o preenchimento.

• Comprovante de pagamento: o comprovante de retribuição relativa ao depósito deve ser anexado ao formulário de pedido de registro de marca. Já para os comprovantes via internet é através da rotina automática estabelecida entre o Banco do Brasil e o INPI.

• Imagem digital da Marca, quando for o caso: Se sua marca não for exclusivamente nominativa , então uma imagem da marca é requerida no depósito.

• Procuração,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com