TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos RI

Exames: Conceitos RI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 3

Conceitos de Soberania, Balança do Poder, Hegemonia.

Soberania

Entender o conceito de soberania é importante para entender as características do Estado.

O período do Absolutismo definia soberania como um poder absoluto do Monarca.

Este poder era confirmado pela igreja, por ela afirmar ser uma representação do poder divino. Mas com o tempo o Monarca foi se tornando autônomo do poder papal, assim ficando totalmente absoluto.

Com isso o Monarca impôs conceitos burocráticos, disciplinou funcionários para cumprir ordens, estabeleceu forças militares para garantir ordem, impôs impostos obrigatórios para manter o governo, instaurou um idioma obrigatório etc.

Mesmo essas ações dando inicio as explicações do que é soberania no Estado Moderno, ainda há algo intrigante: a soberania na mão do Monarca.

Ao longo da evolução histórica, criou-se um novo entendimento do que é soberania, pois o poder absoluto se baseava na vontade da sociedade. A soberania popular tinha como ideal ter suas vontades representadas pelo seu representante, de maneira democrática.

Para entender a soberania no Estado Atual, é preciso diferenciar a soberania do Estado, da soberania no Estado. A soberania do Estado caracteriza-se pelo predomínio do grupo político, o Estado, sobre os demais grupos sociais, como por exemplo, as ONGs. Já a soberania do Estado, define-se que mesmo a soberania pertencendo ao próprio povo, o povo deve se submeter a soberania do Estado.

Conclui-se que o conceito de soberania evolui muito, desde o poder inquestionável do Monarca, até o predomínio dos órgãos constitucionais representativos, a autoridade na vontade do povo.

Balança do Poder

Conceitua-se como uma situação de regularidade de poder entre unidades estatais que lhes dão uma situação de equilíbrio.

Dá-se a entender que é uma situação de competição entre potencias nacionais, a qual evita uma potencia de ganhar o predomínio sobre as demais.

Um exemplo de balança de poder foi a Guerra Fria, onde a União Soviética e os EUA permaneceram em conflito durante mais de quarenta anos, e que as atitudes de uma das partes determinava as da outra.

Hegemonia

O conceito de hegemonia é de liderança, derivado do grego hegemon = líder.

Segundo Gramsci, há hegemonia quando a classe dominante obriga uma classe inferior a satisfazer seus desejos. Também, o capitalismo mantem a hegemonia mediante a uma ideologia que representa a ordem social moderna, e a sua forma de governo, a democracia, como a melhor organização social, quando mais resistente é a hegemonia, menos violência é necessária.

- Referências:

ALVES, Felipe. O conceito de soberania: Do estado moderno até a atualidade. Disponível em: www.ambito-juridico.com.br

ÁVILA,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com