TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO E LEGISLAÇÃO

Ensaios: DIREITO E LEGISLAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 2

Direito e

Legislação

FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS

ELAINE CRISTINA MARIANO

RA: 6226186201

CURSO: PEDAGOGIA

SÉRIE: 2º

TURMA: B

PROFESSOR(A) TUTOR(A):ALESSANDRA VOLKMANN

ANÁPOLIS – GO

2013

DESENVOLVIMENTO

Você acha que os Direitos do cidadão são absolutos, ou seja, não podem sofrer qualquer tipo de limitação?

Sim, desde que não inflija o direito de outro. Mas isso tudo é muito relativo, pois se a sua liberdade acaba onde a do outro começa, neste contexto a crença de que os direitos são absolutos poderia acarretar em desequilíbrio.

Um exemplo é a liberdade de expressão que, caso fosse absoluta, abriria um campo enorme para a calúnia e difamação, mesmo que isso já ocorra de uma forma introspectiva, a própria liberdade de expressão não é tratada com muito rigor que deveria ser, pois pode ferir de modo livre os sentimentos, a imagem das pessoas.

Ainda há outros casos onde o próprio cidadão se limita, como é o caso do trabalhador que é explorado e mesmo assim continua trabalhando por não saber que os seus direitos estão sendo ignorados, por não conhecer os direitos que lhe são assegurados pelo estado.

Para termos uma sociedade vivendo em harmonia é preciso o cumprimento rigoroso da justiça, garantindo a tranquilidade daqueles que precisam ir e vir todos os dias para o serviço e a harmonia dentro e fora de seus lares.

O fato dos direitos serem absolutos é complexo, pois onde uma classe é favorecida pela absolutividade de seus direitos, outras são desfavorecidas. De uma forma superficial são absolutos, mas não no seu total entendimento.

CONCLUSÃO

Ao terminar este trabalho percebi que todos nós como cidadão, temos direitos e deveres. Direito de ir e vir, desde que não prejudiquemos o direito do outro e também deveres para cumprir para que possamos viver em uma sociedade mais justa e humana. Não só nós, mas também o governo em fazer cumprir as leis que lhe são confiadas.

BIBLIOGRÁFIA

BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Teoria do Estado e Ciência Política. Ed. Saraiva, 3aedição, 1995;

TEMER,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com