TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA

Dissertações: DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO FILME:

“DOZE HOMENS E UMA SENTENÇA”

O filme “Doze homens e uma sentença” conta a história se um de júri responsável por decidir se um rapaz acusado de matar o pai é culpado ou inocente. Eles precisam respeitar a jurisdição americana que diz que só deve-se votar pela culpa do réu, caso não haja nenhuma dúvida, pois o mesmo poderia ser condenado à pena de morte.

As evidências contra o acusado eram fortes. Quando os jurados se reúnem e começam a declarar seus votos, ficam evidente as diferentes personalidades e os tipos de ações sociais de cada um. Segundo o livro "um toque de clássicos" Weber demonstra que Ação Social é a conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de sentido, ou seja, de uma justificativa elaborada subjetivamente, de forma racional ou irracional por quem o executa, o qual orienta seu próprio comportamento, tendo em vista a ação – passada, presente ou futura – de outro ou outros.

Dentre os 12 presentes, a principio 11 se declararam a favor da condenação e apenas um apresentou-se contrário. O 8º jurado Sr. Davis (Henry Fonda) não estava certo da inocência do rapaz, mas demonstrava a preocupação de não fazer um julgamento precipitado. Tal atitude demonstra uma conduta de Ação social racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Ele quer atingir o objetivo de mostrar aos demais jurados que as provas não são tão incontestáveis como parecem à primeira vista. Ele faz isso utilizando de meios adequados, no caso a argumentação e o questionamento para expor o seu ponto de vista.

O motivo do voto de cada jurado deixa explicita o fato social que orienta as suas ações. O jurado três demonstra uma ação racional em relação a valores como vemos em um toque de clássicos esse tipo de ação visa um objetivo, mas agindo de acordo com suas próprias convicções, levando em conta somente a fidelidade a certos valores que inspiram sua conduta. O sentido da ação não está no resultado ou nas consequências, mas na própria conduta. Como exemplifica sua fala "Os jovens de hoje em dia não respeitam mais seus pais" . O jurado 10 disse em determinada cena "Se a pessoa convive num ambiente de pobreza não da pra confiar nesse tipo de gente. São mentirosos de nascença." Podemos classificar esse tipo de ação social como uma Ação afetiva, sem motivação racional, motivado apenas por emoções imediatas, como no caso o preconceito.

Cada um dos jurados votava a principio não pelos fatos do crime, mas por motivos particulares, ou subjetivos (jogo de futebol em uma hora, um filho que abandonou o pai, um preconceito por pessoas mais pobres e humildes,...) mas quando começam a refletir detalhadamente sobre as provas apresentadas eles são obrigados a rever seus conceitos individuais, a respeitar a opinião do outro, e admitir os fatos acima dos conceitos particulares que possuem. Diante disso as diversas personalidades começam a se manifestar, e o que parecia simples de decidir torna-se um imenso conflito. É interessante que por vezes o grupo tenta seduzir o jurado 8 que se coloca na posição de líder a fim de que este abandone sua proposta de trabalho e opte pelo caminho mais fácil da condenação. Após todos reverem sua decisão optam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com