TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Filme (Doze Homens E Uma Sentença)

Artigo: Resenha - Filme (Doze Homens E Uma Sentença). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA FILME: 12 HOMENS E UMA SENTENÇA

Uma breve tomada externa mostrando o fórum de justiça, que rapidamente nos leva à sala do Tribunal onde o juiz acaba de explanar aos presentes, que após a declaração das testemunhas e provas apresentadas, o júri de 12 homens irá se reunir em uma sala isolada para decidir sobre o futuro do jovem de 18 anos acusado de matar o pai à facadas, após discussão doméstica. A câmera passeia pela sala, e repousa no rosto assustado e singelo do réu, num super-close maravilhoso.

Já na pequena, sufocante e infernal sala onde os jurados se sentam para debater sobre a escolha do grupo, Sidney Lumet, de "Serpico" e "Antes que o Diabo Saiba que Você está Morto" faz sua estréia no cinema como diretor usando vários recursos inteligentes como planos-sequências, iluminação e diálogos afiados, empurrados por Henry Fonda - único no grupo que contesta as provas apresentadas e até então irrefutáveis de que o garoto seria culpado pelo crime. A decisão deve ser unânime - ou todos votam culpado, ou o contrário. Fonda, um arquiteto que em tarde inspirada atua como advogado, policial, legista e sonoplasta vai aos poucos convencendo seus companheiros de que há chance de inocência no caso do rapaz.

Apesar de possuir um final bastante previsível, "12 Homens e Uma Sentença" brilha por manter o ritmo tenso em absolutamente 100% do tempo em seus 96 minutos de duração, utilizando praticamente apenas uma sala como locação. Cada personagem vai ganhando força durante as discussões, e todos eles passam por claras transformações pessoais a medida em que a conversa segue.

Os jurados são apenas conhecidos por números, sendo que os únicos nomes citados no fim são de Henry Fonda (Davis) e Joseph Sweeney (McCardle). O filme figura na 87ª posição da lista da AFI dos melhores de todos os tempos. Um clássico imperdível de tramas de tribunal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com