TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definicoes De Partido Politico

Exames: Definicoes De Partido Politico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo amplo realizado por toda a doutrina mundial fez com que surgissem inúmeras definições sobre o que seria efetivamente um partido político.

E defini-lo trás o lado relativo e absoluto, o que dificulta a compreensão das suas diversas formas.

Segundo Gerhard Leibholz com uma visão ideológica: “os partidos vêm a ser o ‘microfone’ do qual se serve o povo para articular os seus pronunciamentos”

Citando Edmund Burke, os partidos políticos são: “grupo de pessoas que se unem para promover, num processo de cooperação, o interesse nacional, mediante o emprego de um processo específico, com o qual todos os seus membros se acham de acordo”.

Porém, o partido teria uma função de orientador e não de poder.

Em oposição a essas definições na segunda metade do séc. XX, estudiosos procuraram aplicar à ciência política os princípios da economia.

Segundo Schumpeter: “Um partido não é um grupo de homens que tenciona promover o bem-estar baseado em algum principio comum, e sim, um grupo cujos membros resolvem agir de maneira concertada na luta competitiva pelo poder politico. ”

Na construção de um modelo, Anthony Downs expressa: “os políticos e os eleitores possuem objetivos diversos que são compartilhados durante o processo eleitoral. ”

Políticos: aspiram obter renda, posição e poder com a ocupação dos cargos públicos.

Assim, para conseguir alcançar o objetivo apresentam uma plataforma para ganhar votos.

Eleitores: querem que determinadas políticas sejam implementadas e, desse modo, escolhem os políticos com as propostas mais adequadas para suas demandas.

Duas formas apresentadas: a altruísta e a egoísta.

Remete a existência então a diferentes tipos de organizações partidárias, algumas desempenham papel secundário e outras seguem as questões ideológicas.

A altruísta é mais fragmentada que sua definição expõe e algumas razoes para a criação da concepção egoísta seria para conduzir ate o sucesso eleitoral.

A partir das lições de Marx, partidos são um movimento proletário que a cada etapa se modifica e forma uma nova organização partidária para o caminho da autolibertação.

Esse seria o desejo inicial do partido – a construção de uma sociedade socialista – com o tempo a defesa de sobrevivência da organização foi substituindo esse objetivo.

Essas diferentes definições vão servir de base para a construção de um modelo ideal, servindo para identificar aqueles que poderiam e não poderiam ser reconhecidos como partidos políticos, e os objetivos partidários poderão se fundamentarem na observação e na experiência. No entanto iria dificultar a real compreensão do fenômeno partidário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com