TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento E Mudança No Estado Brasileiro Milagre Econômico Brasileiro

Artigos Científicos: Desenvolvimento E Mudança No Estado Brasileiro Milagre Econômico Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB

Curso de Especialização em Gestão em Saúde – Modalidade a Distância

ADRIANA ALVES FERREIRA

Desenvolvimento e Mudança no Estado Brasileiro

Milagre Econômico Brasileiro

MACEIÓ- 2014

No governo do presidente Emílio Garrastazu Médici, durante os anos de 1969 a 1974 ocorreu o inesperado “Milagre econômico”, que foi um plano que no começo obteve positivos resultados de ações que elevaram rapidamente o crescimento da economia brasileira.

Médici investiu na abertura da implantação de novas indústrias internacionais que propiciaram as empresas estatais nacionais, que apostaram em investimentos econômicos, facilitando assim a geração de empregos, fortalecendo o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), que favoreceu melhorias na infra-estrutura do Brasil.

De certa forma, Médici obteve bons e maus resultados com esse plano do milagre econômico, pois os investimentos em grande massa na infra-estrutura possibilitaram o crescimento das indústrias aqui implantadas, oferecendo vários empregos para a população, além da abertura do capital estrangeiro que veio dar uma ascensão no setor energético, siderúrgico e automobilístico, favorecendo o crescimento do PIB.

Porém, com a geração de novos empregos oferecidos à população, essa camada não desfrutava dos lucros obtidos com o resultado do tal milagre econômico, pois o salário era achatado e não sobrava muito para gastar.

A partir de 1974 a inflação começou a subir por causa da crise do petróleo e conseqüentemente aumentando a dívida externa prejudicando o desenvolvimento do país, comprometendo ainda mais o pagamento dessa dívida, assim chegando ao fim o “Milagre econômico”.

Referências Bibliográficas:

LEITE, Júnior, A.D. Desenvolvimento e mudanças no estado brasileiro. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; Brasília: CAPES-UAB, 2009, da Velha República até o governo JK (FONTE: LIVRO DA DISCIPLINA: Páginas 31/49).

Filme: Testemunha da História: com Bóris Fausto. Acesso em 04 de fevereiro de 2014, em:

FONTE:http://www.youtube.com/watch?v=pSyE82yRaKucfeature=related.

Vídeo Aula 2 (FONTE:disponibilizada no CD da disciplina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com