TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE PROBLEMAS, POLÍTICAS E INDICADORES: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO

Por:   •  20/1/2018  •  Artigo  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

PROPOSTA DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR

ANÁLISE DE PROBLEMAS, POLÍTICAS E INDICADORES: CONSTRUINDO ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO

INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA

[pic 2]

[pic 3]

ESTRUTURA DO TRABALHO:

  • Iniciar a análise da área (Saúde, Educação, Segurança, Habitação, Infraestrutura, Cultura etc.) a partir do contexto nacional e escolher um âmbito governamental (municipal, estadual ou federal) para o desenvolvimento da proposta. Caso desejarem podem ainda determinar uma organização pública relacionada com a área.

  • O que fazer para cada disciplina?
  1.  Estado e os problemas contemporâneos - descrever e analisar criticamente alguma situação-problema relacionada com a área escolhida no Brasil. Tente apontar causas e consequências dos problemas bem como efeito negativo sobre a sociedade e desenvolvimento do país.
  2. Indicadores Socioeconômicos na Gestão Pública – levantar indicadores ligados à área e aos problemas encontrados como também relacionados com à instituição analisada neste trabalho. Procure fazer uma análise crítica sobre esses indicadores apresentados. Esses indicadores constituem-se como bons instrumentos de diagnóstico e monitoramento ou deve-se propor e/ou adotar outros instrumentos? Verifique se existe algum padrão de referência a ser alcançado ou ultrapassado. Em quais padrões se pretende chegar?
  3. Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro- elencar e descrever algumas políticas adotadas pelo governo que estejam relacionadas com o problema escolhido. Fazer uma análise crítica dessas políticas, destacando a eficácia ou não destas. A investigação pode ser realizada através da comparação, num determinado período de tempo, de alguns dos indicadores socioeconômicos.
  4. Planejamento Estratégico Governamental – utilizar a metodologia PES para construir estratégias de melhoria para a situação-problema identificada.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO PROBLEMÁTICA

Construção de texto escrito que apresente a análise de uma situação-problema associada com a área (Saúde, Educação, Segurança, Habitação, Infraestrutura, Cultura etc.), apontando causas, consequências, situações ocasionadas por esta conjuntura de problemas. Realizar construção baseada em números estatísticos e pesquisas que corroborem com a análise construída. Ao final da descrição escrita você poderá preencher o quadro abaixo como forma de resumir a descrição do tópico.

        Devem ser usadas definições de termos centrais e citações de autores que ratificam, confirmam, respaldem a construção da análise bem como a perspectiva da evolução do problema até os dias de hoje.

Quadro 1 - Resumo da contextualização problemática

Problemas

Política Pública desenvolvida

Número insuficiente de médicos

Programa Mais Médico

Indicadores importantes de referência para a situação

                        * O quadro está preenchido com exemplo ligado a área de saúde.

  1. DEFINIR INDICADORES

Apresente indicadores de desempenho da área escolhida e instituição do seu objetivo de estudo. Justifique a adoção desses indicadores como instrumentos de diagnóstico e monitoramento das ações propostas.

  1. ESTRATÉGIAS DE MELHORIA

Com base nos dados das etapas anteriores, e a partir do que aprendeu na disciplina Planejamento Estratégico Governamental, aplique a metodologia PES para a situação-problema selecionada, traçando estratégias de melhoria viáveis.

[pic 4]

Na situação inicial, o ator declara sua insatisfação sobre uma dada realidade em um determinado momento e, por isto, tem demandas a viabilizar, necessidades a satisfazer e problemas a resolver. Esse ator constrói uma explicação que serve de base para a definição fundamentada de uma situação-objetivo. Ela envolve a explicitação de um conjunto de resultados que se espera atingir ao final de um determinado tempo e que resolverão os problemas iniciais formulados ou atenderão às demandas e às necessidades identificadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (290.1 Kb)   docx (680.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com