TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentavel

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

O desenvolvimento sustentável tem a sua origem na década de 70 quando a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente ( conferencia de Estocolmo_1972) estabeleceu que o desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atende as necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. Em 1983 a ONU criou a Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento de acordo com o relatório dessa comissão o desenvolvimento sustentável objetiva o atendimento das necessidades de presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às próprias necessidades.

Essa conferencia e a criação de uma consciência ambiental aconteceram devido a um grande progresso na área de tecnologia industrial do Século 20. Com a intensa exploração dos recursos naturais as pessoas perceberam a importância de preservar o meio ambiente, pois os seus recursos finitos. Portanto, o desenvolvimento sugere, de fato, o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental de forma harmoniosas, pensando em como otimizar a utilização dos recursos naturais em todas as etapas do processo. A sustentabilidade é obtida quando une-se o desenvolvimento social, econômico e humano com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

O conceito de desenvolvimento sustentável tem sido discutido constantemente em todos os setores da sociedade tanto na esfera governamental quanto na esfera privada. As organizações hoje em dia são cada vez mais pressionadas e cobradas pela imagem que transmitem, levando-se em grande conta os princípios éticos pelo qual sua gestão é guiada, pela forma como ela trata seus colaboradores e sua interação com o meio ambiente. Devido aos grandes problemas ambientais como: aquecimento global, poluição das aguas, desmatamentos, as organizações são aportados como foco central dos problemas a socioambientais, e pressionados para que atuem de forma a resolvê-los. Por causa disto o desenvolvimento sustentável encontra-se em evidencia, mais do que nunca é necessário reconhecer que os recursos naturais são finitos e o uso destes precisa ser feito de modo criterioso e planejado, para assim poder traçar um novo modelo de desenvolvimento sócio econômico para a humanidade.

A responsabilidade das empresas em relação ao meio ambiente e a sociedade no qual está inserida tem sido cada vez mais valorizada, a sustentabilidade Organizacional pode ser compreendido como uma série de políticas interligadas por meio de operações organizacionais e processos de tomadas de decisão que tem por objetivo garantir que as empresas venham a minimizar os impactos negativos de suas atividades em relação a sociedade.

Segundo Dyllick e Hockerts (2002) existem 3 tipos de organizações sustentáveis: as economicamente sustentáveis, as ecologicamente sustentáveis e as socialmente sustentáveis.

As organizações economicamente sustentáveis são aquelas que garantem um fluxo de caixa suficiente para assegurar uma liquidez necessária enquanto o processo da produção alcança uma taxa de retorno diferenciada a ser oferecida aos acionistas que investem nas organizações.

As organizações ecologicamente sustentáveis são aquelas que usam os recursos naturais a uma taxa inferior ao poder de recuperação natural do meio ambiente, ou inferior ao desenvolvimento de tecnologias substitutas a estes recursos. Elas não emitem resíduos ao meio ambiente em taxas maiores do que a capacidade de absorção do sistema, estas organizações não se envolvem em atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com