TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Sustentavel

Ensaios: Desenvolvimento Sustentavel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

O que é o PIB?

O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.

Qual a sua importância?

A utilidade desse indicador macroeconômico não se restringe apenas ao âmbito do setor público, onde o mesmo é demandado regularmente como referencial na formulação e acompanhamento dos planos e programas governamentais e/ou previsão de efeitos de políticas econômicas globais e setoriais. O PIB é também amplamente utilizado por entidades privadas, estudiosos da realidade econômica e/ou elaboradores de projetos, análises e cenários prospectivos. Sua expressão monetária equivale à magnitude das economias estaduais e permite que se mensure a contribuição das mesmas para a formação da riqueza do país. Por outro lado, a variação anual do PIB é adotada indistintamente como o principal indicador para medir e desempenho econômico do País, Regiões ou Unidades Federativas.

Como o PIB é utilizado para medir o desenvolvimento?

O PIB é um indicador de desempenho econômico, calculado no Brasil pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O PIB real mede o produto total de bens e serviços de um país e, portanto, a capacidade desse país de satisfazer as necessidades e desejos de seus cidadãos. O PIB cresce quando os fatores de produção aumentam ou a tecnologia avança. Admite-se que, no longo prazo, a capacidade de um país de produzir bens e serviços determina o nível de vida de seus cidadãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com