TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade e confronto ao princípio V da constituição da PEB

Por:   •  10/5/2018  •  Seminário  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Paulista – UNIP

Relações Internacionais/2018

Campus Chácara St Antonio

PROJETO INTEGRADO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (PIRI) – 1ª. Fase

Aluno: Camila Paschoal           RA: N2715H-1

Semestre: 1º Semestre

Eixo Temático:

Princípios Constitucionais da PEB

Tema:

 Desigualdade e confronto ao princípio V da constituição da PEB

Título:

Desigualdade na África e na América Latina

Objeto:

Estados (africanos e latinos) de recursos, culturas e rendas divergentes entre si.

Delimitação do Objeto:

           A desigualdade na África se inicia a partir da chega dos europeus ao longo do século XV, com isso, conflitos tribais aumentaram e mais tarde houve a divisão internacional do trabalho, havendo total vantagem comercial e de exploração dos europeus; prejudicando fortemente o país que começou a funcionar sob o sistema de subsistência ( a falta de mecanização prejudica e limita a produção da África). A  localização da África (zona térmica tropical) provoca o agravamento dos períodos de estiagem, tornando assim impossível a agricultura; esse fator somado com a falta de planejamento governamental.

             Um fator essencial para o aumento da igualdade é uma política estável, que não é o caso da África. O país tem a maior variedade de mineirais (petróleo, ouro, diamante, urânio, cobre, chumbo, cobalto, etc) que são alvo de cobiça de todos os tipos de classes sociais, e isso gera incerteza e insegurança do caráter político do governante(muita corrupção entre os ditadores). Outra característica que não contribui o crescimento do país é o alto genocídio gerado por brigas entre tribos. Entretanto, muitos dos minerais citados acima são explorados pelos próprios africanos de outras regiões, gerando total desigualdade de riquezas e recursos. E esses são apenas alguns dos muitos motivos da África não conseguir se desenvolver.

             No caso da América Latina, uma das maiores preocupações é a má  distribuição de renda, existe uma forte e injusta concentração de renda entre a minoria dos  ricos. O retorno de riqueza para a sociedade não passa de 35%, enquanto na Ásia esse retorno é de 75%.E isso ajuda a justificar as baixas taxas de investimento e potencial de crescimento dos países latino-americanos. Uma possível saída em busca de uma menor desigualdade seria adotar o exemplo da Suécia, que seria basicamente distribuir a renda do país antes da cobrança de impostos e uma política fiscal para a cobrança dos tributos e dos gastos para o bem da população (saúde, escola, infraestrutura, transporte, etc).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com