TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desigualdade e invisibilidade social na formação da sociedade brasileira

Tese: Desigualdade e invisibilidade social na formação da sociedade brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Tese  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

A Desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira.

A desigualdade social brasileira vem nos mostrar que a invisibilidade afeta de forma indireta, vários indivíduos da sociedade.

Um dos principais motivos é ilusão de pessoas pobres que com o objetivo de melhorar de vida migram para as grandes cidades, principalmente para São Paulo em busca de melhores salários e da tão sonhada qualidade de vida.

Ao chegarem ao seu destino à realidade é apresenta de uma outra maneira, sem formação precisam se submeter às condições dos empregos que lhes é oferecido, serviços discriminados pela sociedade tais como: ambulantes, garis, empregadas domésticas, faxineiros, profissionais do sexo, dentre outros. Na maioria das vezes fazem o trabalho que outros se recusam a fazer.

Sem outra opção desempenham suas funções como máquinas, programadas para cumprirem suas obrigações, ocorrendo assim à anulação de identidade, pois acabam se tornando algo sem valor, ou seja, apenas um uniforme e colocam sobre si a sensação, a referencia de cumprir o dever, pura e somente. É nessa situação que ocorre a humilhação social.

A escravidão no Brasil foi abolida no Séc. XIX, porém algumas classes trabalhadoras se encontram ainda escravizadas. O Brasil tem uma das piores distribuições de renda do mundo também é composto por uma enorme população de miseráveis e de párias sociais, que conseguem sobreviver com muitas dificuldades.

Para agravar ainda mais a situação, são esses mesmos trabalhadores que em muitas situações se sentem inferiores, não merecedores de bens comuns. A invisibilidade se torna tão comum que o próprio trabalhador acaba perdendo a sua identidade, ou seja, o mesmo acaba se acostumando com o desprezo da sociedade em que vive.

O salário oferecido para esses trabalhadores é inferior o que faz com que os mesmos se sintam apenas uma ferramenta que precisa estar disponível para executar os serviços designados pelos patrões. O comportamento brasileiro e a invisibilidade.

SOCIÓLOGO JESSÉ SOUZA

Jessé Souza(sociólogo)

Segundo o Sociologo Jesse Souza a penetração do capitalismo brasileiro aprofunda diretamente ou indiretamente as manobras sociais,econômicas e políticas de um país,desta maneira se torna expressiva a conquista de um público alvo neste caso a classe média,por conta do seu consumo desenfreado ,a desigualdade social é uma realidade no Brasil suas causas poden ser muitas,o que atinge a sociedade são os que estas desigualdades refletem o nível de desenvolvimento da consciência moral de uma socidade que é infantilizada por falsas ideólogias e falsos problemas o que dificulta um entendimento.

. As mudanças sociais devem partir antes de tudo da sociedade, por que não existe estado “progressista” com sociedade “conservadora”. O problema é que o nível de esclarecimento de nosso debate público é pífio.(Jessé Souza)

Psicólogo Fernando BRAGA Da Costa

Foco - Homens invisíveis

Experiência de psicólogo

como gari vira livro

Marina Monzillo

Uma vez por semana, Fernando Braga da Costa veste uniforme e vai varrer ruas. Carrega esterco, limpa fossas, trabalha debaixo de chuva ou sol. Por causa disso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com