TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deturparam Marx?

Tese: Deturparam Marx?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Todo mundo sabe que os regimes "comunistas" assassinaram muitas pessoas no século passado e que hoje ainda há alguns países que ainda adotam este tipo de regime e que ainda matam pessoas e violam Direitos humanos. O impacto destes terríveis acontecimentos abala até hoje e uma das consequências deste abalo foi o surgimento de um senso comum contra o Marxismo, socialismo e comunismo.

Frutos deste senso comum são grupos da internet que tentam atribuir a Marx as desgraças cometidas pelos regimes "comunistas". Inúmeras páginas direitistas nas redes sociais costumam postar imagens falaciosas associando Marx ao demônio, pois supostamente ele teria idealizado todas estas desgraças.

Esse pessoal sequer pode ser considerado como "critico do Marxismo", pois para ser um critico do marxismo seria necessário conhecer o próprio marxismo, e esse pessoal não conhece.

Quando alguém acertadamente diz que estes regimes não são marxistas, o "critico" rapidamente desmente e para sustentar o desmentido cita que não é possível que tantos países terem feito uma leitura errada do marxismo. Isso é uma falácia. Não vai ser pela quantidade que iremos descobrir se Marx foi ou não deturpado, mas sim através de uma analise sociológica.

Uma análise comparativa do socialismo idealizado por Marx e estes supostos socialismos deixa evidente de que Marx foi mesmo deturpado.

O socialismo idealizado por Marx seria a classe trabalhadora tomando o poder do Estado burguês, e em nenhum destes países ocorreu isso. O que ocorreu foi que o Partido Comunista substituiu a classe trabalhadora como referência na construção de uma nova sociedade. O socialismo marxista também exige a socialização dos meios de produção, mas o que ocorreu nestes países foi estatização, o que é bem diferente. Além disso, a classe dirigente destes países se tornaram a nova classe dominante e não aboliu a relação entre capital-trabalho. A luta de classes foi apenas sufocada pelo poder do Estado gigantesco. Essas características são de um modelo político chamado "Marxismo-leninismo".

A razão de existir tantos países comunistas que agiram de forma congênere não é porque seguiram fielmente Marx, mas sim porque seguiram esse modelo marxista-leninista.

Chamar os regimes "socialistas" que existiram no século XX e ainda existem em Cuba e Coreia do Norte de marxistas é uma grande asneira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com