TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito

Casos: Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de Psicomotricidade

A história da psicomotricidade se inicia pelos seus padrinhos Psiquê que está relacionada a parte da curiosidade e Mercúrio que está relacionado ao movimento. Dando todo o sentido ao significado da palavra psicomotricidade, que é, curiosidade voltada para o conhecimento.

A História começa a ser criada pelo homem quando as inquietações sobre o corpo humano aflora. Sendo o corpo humano tão complexo uma variedade de filósofos, poetas e estudioso se dedicaram a estuda-lo.

Desde a Grécia antiga os poetas e filósofos se aprofundavam no corpo físico nas suas características, os gregos tentavam explicar o universo enquanto os pré socráticos focavam no comportamento humano ao invés do universo.

Com o passar do tempo surgiram vários pensadores como Sócrates que considerava a imortalidade, Platão que tinha como base o dualismo e Aristóteles que propunha um pensamento mais racionalista.

Com a chegada do cristianismo a figura de Deus se tornou repostas para todas as coisas. Desta forma, os prazeres do corpo foram visto como pecados. Assim a filosofia se focou na religião se afastando da Ciência e da Política.

Em 204 – 270 d.C. surge o neoplatonismo onde o corpo se torno algo mal e o espírito bom, isso trouxe a aproximação do pensamento filosófico a religião tornando a Idade Média uma “idade das trevas” até a chegada do Renascimento onde o mundo se abriu para novas ideias e novos exploradores.

O Dualismo volta à tona com Descartes, porém no início do século XIX, F. Maine de Biran com o pensamento oposto de Descartes cria o movimento em buscar da formação do Eu. Surge o Henri Bérgson dizendo que o cérebro imprime ao corpo movimentos e atitudes que desempenham o que o espírito pensa.

Através desse pensamento surge o período Localizacionista, no qual os estudos eram voltados para o cérebro. Surgiu a neurofisiologia, onde imperava o modelo estímulo x resposta.

Foi na França que a Psicomotricidade teve avanço, sendo a mesma o centro de estudos desta ciência. Ernest Dupré fez a associação entre motricidade e inteligência, conceituando a debilidade motora como um estado patológico.

No século XIX, surge a palavra psico-motricidade termo de Dupré de debilidade motora é substituído por debilidade psicomotora, pois o esquema anatomoclínico não explica certos fenômenos.

Em 1925 Henry Wallon, estuda a relação do movimento com afeto, ele tem como ponte o tônus que é caracterizado pela hipertonia do desejo e hipotonia da satisfação.

Na década de 30 surge Arnold Gerséll com as reações posturais, para auxiliar na estruturação do desenvolvimento humano Jean Piaget utilizou a Psicologia e Biologia. Guilmain e Wallon concordavam que conforme fosse o caráter seria o desempenho motor da criança. Caráter ruim desempenho ruim, caráter bom desempenho bom.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com