TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito E Legislação

Trabalho Universitário: Direito E Legislação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  4.437 Palavras (18 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Ao longo de muitos anos o professor foi visto como um difusor de idéias incontestadas, como um profissional passivo, que apenas deveria repassar conhecimentos aos seus alunos, sem preocupar-se com a prática desenvolvida, nem com a contribuição da mesma para o avanço ou retrocesso da aprendizagem dos discentes.

Ressalta-se, porém, que concepções como estas vêm sendo cada vez mais contestadas e reelaboradas por pesquisadores e pelos próprios educadores, que percebem cada vez mais, a dificuldade enfrentada em sala de aula bem como a possibilidade de melhoria da mesma, sobretudo através da reflexão e do conhecimento voltado para a sua prática, que possibilitaria um novo olhar e despertaria novas perspectivas para a melhoria do seu trabalho como profissional da educação.

O objetivo deste trabalho é de construir conhecimentos didáticos pedagógicos sobre a prática de ensino. E temos como professor conteudista da matéria Didática e Prática de Ensino: Maria Clotilde Bastos.

ETAPA 1.

Pesquisas realizadas pelos integrantes do grupo

*Desafios cotidianos da prática docente

O desafio cotidiano da prática docente atual é incentivar os professores a refletirem sobre a sua prática pedagógica e reformula o sistema curricular das instituições de ensino, construir novas ideias a partir do que aprendem nos desafios do dia a dia, provocando assim uma troca dentro da própria cultura escolar, aqs dificuldades iniciais serão pouco a pouco superadas pelo grupo e fortaleceram o trabalho da equipe, estimulando assim, a cooperação e a ajuda mútua.O desafio de ensinar e de aprender hoje, tem sido motivo de discussão em vários setores que entendem o sistema de ensino e o modelo escolar de nossos dias como inadequado.A sociedade em nossos dias, se encontra em constante mudança e o sistema educacional tem que acompanhar essa mobilidade, através da flexibilização das instituições de ensino e reorganização de seus valores e funcionamento, é uma sociedade de informação se busca transformar através de um filtro, informação em conhecimento, claro que isso não acontece da noite para o dia, traz até mesmo muito estresse aos sujeitos envolvidos, pois a mudança também está acontecendo não só na escola, mas também na sociedade que o cera e mesmo em sua família.Por isso, devemos discutir a escola e sua organização, suas propostas curriculares e seu enfoque social tentando dar sentido a formação de novos sujeitos sociais e

ALUNA- ANA PAULA J. DOS S. MENEZES

*A Prática de Ensino visa propiciar momentos articuladores entre os estudos teóricose a docência vivenciada nas escolas. É um espaço de discussão sobre a prática concreta inserida numa efetiva reflexão da ação e sobre a ação capaz de suscitar novas possibilidades. Possibilidades essas que se materializam em forma de propostas de superação de práticas em descompasso com as exigências do mundo atual.

Um bom professor, em primeiro lugartem que conhecer o conteúdo, e tem que ser treinado para ensinar o conteúdo que precisa ser ensinado. Em outras palavras, ele precisa ter uma ideia muito clara de como ensinar o currículo. Na maior parte dos programas de educação no Brasil, gasta-se muito pouco tempo ensinando os professores a como ensinar o currículo. Seria bem melhor se o professor chegasse à universidade, antes de tudo, com um bom nível de conhecimento e a capacidade de ler bem. Mas esse conhecimento não é muito alto. E não é porque, como algumas pessoas dizem, esses são os alunos com menor desempenho no ensino médio, pois se lembre que as pessoas que terminam o ensino médio no Brasil já são uma elite.

O objetivo é levar os professores a refletir e repensar sobre a sua prática pedagógica. Para isso é necessário que se busque a compreensão do papel do professor no processo ensino aprendizagem. Esta racionalidade, entre outras coisas, valoriza os assim denominados equipamentos didáticos. Tem como recursos:

multimídia, laboratórios de ciências e informática, enfim, quase tudo que é necessário para uma educação que valoriza mais o método que o conteúdo.

ALUNA- JOSY NEVES MATOS

*A educação escolar dá-se num local específico, instituído com a finalidade de organizar, formalizar e universalizar o conhecimento historicamente produzido. A escola é constituída por vários atores sociais (responsáveis por sua estrutura e funcionamento) apresentando, cada um, a sua contribuição conforme a atribuição que lhe foi conferida na totalidade escolar. Neste sentido, é necessário entender que aescola, o mundo e suas formas de produção apresentam leituras dinâmicas que devem ser contextualizadas à medida que se desdobra o trabalho escolar, principalmente o trabalho docente e suas manifestações, por conta de ter na formação do aluno a finalidade do ser e estar da escola.

Cumpre ao professor, portanto, a ampliação de sua visão acerca do conhecimento, dos saberes pedagógicos necessários ao desenvolvimento de sua atribuição, das possibilidades de sua própria formação profissional continuada e acercados princípios que prezam pela dignidade e ética , dos seu alunos, de sua comunidade e do homem em todo o universo de sua produção.

Cabe ao educador assumir que através dos tempos o conhecimento do homem se amplia e se refaz, se corrige e possibilita novas leituras de um mundo que precisa ser redescoberto a cada encontro e a cada achado científico que se quer, por sua vez, deve ser estudado e entendido à luz de suas teias relacionais intrínseca e extrinsecamente dada à amplitude de “totalidade”

ALUNA- VIRLANDIA ALMEIDA GOMES SILVA

*Hoje, o grande desafio está na formação necessária para a superação e a inserção da educação nos novos paradigmas de construção do conhecimento.

Sendo assim, é necessária uma renovação da instituição educativa, bem como uma redefinição da prática docente quanto sua forma de educar, levando em consideração a importância de assumir novas competências profissionais no quadro de um conhecimento pedagógico, científico e cultural, ou seja, hoje a exigência é o diferencial num profissional da educação.

O professor não pode esquecer que a especialidade dos contextos em que se educa, vem adquirindo cada vez mais importância: a capacidade de se adequar a eles metodologicamente, a visão de um ensino que não seja técnico, apenas como transmissão de conhecimento em construção.

Esse educador deve converte-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com