TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Internacional

Resenha: Direito Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Resenha  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  233 Visualizações

Redija um texto de 10 a 20 linhas, explicando a relação da charge com os princípios das relações internacionais. (3,0 pontos)

O processo da globalização difundiu-se a partir dos avanços tecnológicos, centrados em torno da telecomunicação, transporte, informação, entre outras. Em decorrência destes fatos, as fronteiras foram quebradas, proporcionando o contato com os mais diversos povos.

Ocorre que com essa interligação cultural, política, social, econômica, houve a necessidade de disciplinar e guiar essas relações, advindo então o Direito Internacional. Conforme dispõe Milene Pacheco Kindermann (2011) “É por meio do Direito Internacional que as relações internacionais entre os Estados acontecem com maior segurança, e as relações privadas de caráter internacional são facilitadas”.

No caso da charge acima, pode-se vislumbrar, nos primeiros quadros, que as relações estavam ocorrendo de forma pacifica, em cumprimento aos princípios internacionais, com a finalidade da paz mundial, respeitando a soberania de cada Estado.

No entanto não é isso que ocorre nos demais quadrados, pois há flagrante desrespeito aos direitos humanos e a alguns tratados por determinados Estados, diante desta situação as vezes é necessária a atuação de outros Estados para restabelecer a ordem e garantir que os direitos sejam cumpridos.

KINDERMANN, Milene Pacheco. Direito Internacional. 3. ed. Palhoça: Unisul Virtual, 2011.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com