TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito ao Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  1/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Bom dia,

A) De acordo com Coraggio, 2001 (p.17) “a ideia de economia solidária surge, substancialmente, da percepção da centralidade do trabalho, assumindo-o como essência constitutiva do ser humano e do processo de produção dos insumos necessários à sua existência, de forma adequada e justa, a utilização dos recursos naturais e a aplicação do conhecimento”.

Sugestões para melhoria das condições trabalhistas, com base na resposta b da atividade 1: Uma questão seria o colaborador dar sua opinião a respeito da própria cooperação entre colegas de trabalho e o valor do meio ambiente, em conjunto, com o respeito pela cooperação e a ideia de sustentabilidade, uma vez que o colaborador que ajuda, forma um time em busca do mesmo objetivo. Com o vídeo que foi indicado na unidade 1 podemos ver a ideia de um aprendizado cultural, que as próprias leis devem ser aplicadas de forma igualitária, uma vez que o homem deva ser criado de forma “humana” para se conscientizar não apenas de seu trabalho, mas também que a sustentabilidade depende de um todo, que começa pela atitude de um. Para essa boa educação e conscientização, é necessário que haja uma educação e condições de trabalho sem agredir a natureza, por meio do trabalho consciente.

B) De acordo com o e-book (p. 7) o conceito de sustentabilidade parte das necessidades, e delimita a forma de como o modelo econômico e social está. Por muito tempo, a sustentabilidade foi deixada de lado, por conta dos lucros, mas com o Rio 92, (1992) pelo e-book (p. 14) O Rio 92 “ Mostrou um crescimento de interesse mundial pelo futuro do planeta. Muitos países deixaram de ignorar as relações entre desenvolvimento socioeconômico e modificações no meio ambiente. ” Voltando ao tema do conceito de sustentabilidade; segundo a Organização das nações Unidas, 1991, p. 46 “O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades. Ele contém dois conceitos-chave:  O conceito de “necessidades”, sobretudo as necessidades essenciais dos pobres do mundo, que devem receber a máxima prioridade; A noção de “limitações” que o estágio da tecnologia e da organização social impõe ao meio ambiente, impedindo-o de atender às necessidades presentes e futuras”

Objetivos de desenvolvimento sustentável para 2030, com base em uma das metas definidas como globais, para alcançar objetivos:

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Segundo, o objetivo 4, da ONU, pelo site da UNRIC (2015): “Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completam o ensino primário e secundário que deve ser de acesso livre, equitativo e de qualidade, e que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes”. Além desse objetivo, educação cuidadosa para o ingresso ao ensino primário, igualdade para educação técnica, e superior, a preços acessíveis, aumentar as competências, inclusão dos mais vulneráveis à educação, e que desenvolvam o lado sustentável por meio dos direitos humanos, igualdade de gênero, sustentabilidade, etc., fazem parte também aos objetivos para se atingir uma educação de qualidade, até o ano de 2030.

Para que tais práticas aconteçam, é necessário que o Brasil invista em educação digna de qualidade, independente de raça, cor, sexo, dificuldade ou acessibilidade; dando a oportunidade de jovens ingressarem no mercado de trabalho já prontos para colaborar com os direitos humanos, em busca de um mundo melhor. Com o curso que faço, Relações Internacionais, a área pode ajudar a entender as desigualdades entre países, e por meio da diplomacia, arrumar aliados para que a educação seja boa e “padronizada” em um meio sustentável, como indicado pela ONU, além de aderir e ajudar no projeto da UNESCO, em levar educação de qualidade por meio de redes moveis (tecnologia), explorando, uma vez que o uso de aparelhos cresceu, e como isso pode e deve ajudar na educação. Devo salientar ainda, que a educação básica vai além de aprender a ler e escrever, isso é, deve criar uma formação de cidadão, que se refere a participação democrática, livres escolhas, sustentabilidade e igualdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com