TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dois lados da burocracia

Artigo: Dois lados da burocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Artigo  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

OS DOIS LADOS DA BUROCRACIA

No atual momento observamos que a burocracia está presente em toda organização. Pois, o desenvolvimento da burocracia em âmbito mundial segue o crescimento socioeconômico, sendo que tal situação apresenta-se necessária devido ao alto grau de complexidade estabelecido na sociedade moderna. Pois este sistema burocrático proporciona vantagens e desvantagens (disfunções), influenciando diretamente nas vidas dos indivíduos que utilizam e dependem deste sistema. Assim sendo, é possível perceber que todo ser humano é usuário de algum sistema burocrático.

Logo se pretende definir neste artigo a busca pelo esclarecimento da teoria da burocracia nas organizações com o intuito de proporcionar uma reflexão sobre a temática, de forma que percebam as vantagens e as diferencie entre disfunções e mau uso da burocracia.

Em uma linguagem popular, o termo burocracia, sempre é relacionado a defeitos e imperfeições, percebe-se que a mesma ainda não é bem definida para alguns de seus usuários, mesmo que em nossa sociedade ela esteja presente em qualquer estrutura organizacional.

Geralmente indivíduos, por serem leigos sobre o assunto identificam apenas os defeitos da burocracia. Assim, este artigo leva de forma sucinta e prática o entendimento de causa e efeito da burocracia, revendo onde realmente há imperfeições do sistema, ou apenas o seu mau uso, que geralmente acontece em organizações com pessoas de baixa qualificação. Dessa forma as organizações leigas, com relação ao assunto, criam um sistema baseado na burocracia. Todavia, o esclarecimento dos benefícios e dos malefícios da burocracia, possibilita o acesso a informações a respeito desta teoria a sociedade, e com isso distinguem facilmente o sistema no qual todos estão inseridos e promovendo o desenvolvimento de sua capacidade critica.

A teoria da burocracia vista na administração como um prisma de uma abordagem estruturalista, busca transformar as organizações em um sistema formal, racional, impessoal e por meio disto, atingir a máxima eficiência. No entanto, ao fazer uma pergunta acerca da burocracia a qualquer indivíduo atualmente, logo ele responderá algo relacionado à lentidão, papelório e ineficiência. Tais acontecimentos são resultado do aprisionamento excessivo a regras e normas, o qual causa enormes disfunções em tal sistema. Após tentar demonstrar essas duas faces da burocracia, nos vêm o questionamento: afinal, existe algum tipo de burocracia ideal ou ela esta resumida apenas a essas duas faces já referidas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com