TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPI. Regime Monetário do Brasil no pós Segunda Guerra

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Relações Internacionais

Aluna: Vitoria Leão Bravo Vieira

Economia Política Internacional

Jobim. AV2

  1. Descreva as principais características do regime monetário do pós guerra

Com o fim da Primeira Guerra Mundial no início do século XX, a hegemonia econômica deixava a Inglaterra para situar-se na potência ocidental que saíra vitoriosa do conflito, os Estados Unidos. Este por sua vez negligenciou a liderança a ele encubida e se manteve relativamente alheio às questões internacionais, conservando-se em sua política isolacionista. Alguns anos mais tarde, a situação se alteraria ao passo em que o término da Segunda Guerra Mundial traria a esse país – então potência hegemônica – o crescimento de seu poder relativo frente às demais nações, e com isso uma posição de liderança dentro da ordem econômica que se instaurava.

Nesse contexto, evidenciam-se os ideais que constituem a Teoria da Estabilidade Hegemônica, elaborada por Robert Keohane¹[1]. Tal teoria defende a ideia de existência de um ator concentrante de poder que organize os demais e traga equilíbrio para a ordem econômica internacional, em outras palavras, a concentração de poder levaria à estabilidade.

Dado o exposto, é possível observar que umas das principais características da ordem econômica do pós-guerra seria então a autoridade americana para sua liderança. Além disso, a ordem então instaurada carregava as noções do pensamento liberal, que acredita no comércio como fomentador da paz; entretanto, essa integração comercial não seria mais baseada no liberalismo laissez faire do século XIX, mas no “liberalismo enraizado” ou embedded liberalism de Ruggie, que surgia no século XX. Vale ressaltar ainda que a integração comercial pós Segunda Guerra avançava muito mais rápido do que durante o ápice do liberalismo laissez faire no século anterior.

Ao mesmo tempo em que essa liberalização pregava o comércio e a interdependência como essenciais para paz, ela também acreditava na necessidade de certa ordem cambial, e para isso a criação de um regime monetário que promovesse a aceleração do crescimento no pós-guerra; era o Sistema de Bretton Woods entrando em funcionamento.

Frieden, que em seu texto² trata a principal importância de Breton Woods como sendo o fim do isolacionismo econômico, classifica ainda a ordem então instaurada como sendo marcada pelo ‘’espírito do sistema Bretton Woods’’, que propôs o abandono efetivo do padrão ouro. Nesse sistema, instituições determinariam os princípios de cooperação dos Estados Unidos para a solução de problemas econômicos internacionais futuros. Assim, a cooperação internacional para integração econômica dialogava com intervenções domésticas, principalmente no que diz respeito à preocupação dos governos com suas bases eleitorais, unindo mercados a reformas sociais, tudo isso sobre a liderança norte-americana.

Dessa maneira, a nova ordem econômica planejava reconstruir a Europa ao passo em que também fornecia ajuda financeira aos demais Estados reconhecidos como possíveis parceiros comerciais; utilizando para isso o Plano Marshall em 1947 – que mais uma vez ratificava a liderança dos EUA dentro do multilateralismo -, mecanismos de controle cambial, redução de taxas e tarifas entre outros. Tudo isso procurando garantir a proteção social - investimentos sociais como aposentadoria, seguro saúde e seguro desemprego aumentaram em média de 7% a 15% - junto com o desenvolvimento do mundo capitalista, acelerando o crescimento e intencificando o comércio.

2) Descreva as principais características do regime comercial e a sua evolução no pós-guerra.

Em 1947, através de negociações na então chamada “Rodada de Genebra”, seria fundado por um conjunto de 23 nações o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, ou GATT. Este passava a representar dentro do contexto de Bretton Woods a principal via de liberalização do comércio, além de fazer parte da tríade de cooperação econômica decorrente deste, junto com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Retratando o desejo dos países de regular as relações econômicas internacionais no pós Segunda Guerra, tal acordo foi planejado com intuito provisório, resultando do insucesso das tentativas de formação da Organização Internacional de Comércio - a futura OMC, que surgiria só em 1995. No entanto, apesar do GATT nunca ter se constituído como uma Organização Internacional, seu fórum de negociações possibilitou que o mesmo adquirisse a estrutura de tal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com