TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTADO GOVERNO E MERCADO

Monografias: ESTADO GOVERNO E MERCADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE

1) Quais ações marcaram a construção do estado desenvolvimentista no Brasil?

As ações que marcaram essa construção foram: A Inovação legislativa, - elaboração de códigos e leis específicas. A Inovação institucional, - criação de conselhos, departamentos, institutos, autarquias e empresas públicas. A Formulação e implementação de políticas econômicas - voltadas para a área cambial, monetária, de crédito, comércio exterior e de seguros. A Formulação e implementação de políticas sociais, - regulação das relações industriais, previdência, assistência e proteção ao trabalhador, saúde, educação, saneamento e habitação.

2) Quais os fatores que fizeram com que o estado desenvolvimentista entrasse em crise no Brasil?

Foram os dois grandes choques do petróleo da década, que aconteceu no ano de 1973, após a Guerra do Yom Kipur, entre países árabes e Israel, e o segundo, em 1979,

após a Revolução Islâmica no Irã. Com isso houve a elevação do preço do combustível, e tal fato levou o mundo a uma inflação, o que acabou com o ciclo expansivo da economia mundial, era o combustível que baseava toda a economia mundial, e com esse impacto veio o desemprego e isso acabou com ciclo expansivo da economia mundial, que por vez atingiu o Brasil, não só o Brasil, mas o mundo entrou num período que foi denominado pelos economistas de estagflação.

3) Quais as diferenças entre Estado Liberal e Neoliberal?

As diferenças estão em, o Estado liberal ser uma doutrina que corresponde às expectativa do capitalismo industrial e seu príncipios eram; liberdade individual, direito à propriedade privada e respeito à livre iniciativa e à livre concorrência. Já no Estado liberal o objetivo principal era promover o aumento da circulação de mercadoria no mundo, com os princípios básicos de; Estado mínimo, de que o Estado deve interferir o mínimo possível na economia e de preferência como regulador de políticas de privatizações e abertura econômica.

4) Qual a relação entre Neoliberalismo e globalização?

Em poucas palavras podemos dizer que a relação existente entre Neoliberalismo e Globalização se dá pelo fato de que, Neoliberalismo é quando o governo interfere pouco nas empresas e indústrias privadas, e isso tem tudo a ver com a globalização pois com o neoliberalismo a empresas estrangeiras podem atuar em outros países com pouca intervenção do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com