TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 1 estado, governo e mercado

Seminário: AD 1 estado, governo e mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 4

AD 1- Estado, Governo e Mercado

1) Explique a dinâmica pendular das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.

A relações entre o Estado e o mercado nas sociedades capitalistas geram um movimento pendular que demonstra a regulação das relações sociais entre os agentes, onde no lado direito observa-se o Mercado e no lado esquerdo o Estado. Quando o pêndulo chega so seu ponto máximo a direita e os mecanismos de mercado apresentam-se ineficientes e escassos para alavancar o bem estar social, o crescimento econômico e o próprio investimento privado obrigando a sociedade a declinar para o lado esquerdo, buscando a influência do Estado como forma de correção das possíveis falhas do mercado que não foram corrigidas.

Por outro lado quando o pêndulo chega seu ponto máximo a esquerda intervenção do Estado na regulação da vida social e econômica torna-se incapaz de gerar o desenvolvimento econômico e o bem estar do cidadão, sendo assim considerado um empencilho aos investimentos privados das organizações, levando os desfavorecimento da expansão econômicadas sociedades capitalistas e ao começo do movimento contrário da sociedade em direção a direita, com retração do estado em benefício aos mecanismos de regulação ao mercado.

Um exemplo foi a implementação do Estado desenvolvimentista inspirado no modelo de Estado de bem-estar keynesiano, após a quebra da bolsa de valores de Nova York.

2) Explique a dinâmica espiral das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.

A dinâmica espiral asume conformações diferentes, pois as relações do Estado e mercado nunca se repetem no tempo, renovando-se constantemente, como o pêndulo de um relógio.

3) Explique a diferença entre a dinâmica pendular e dinâmica espiral.

A dinâmica pendular descreve duas instâncias que regulam as relações sociais: Estado e mercado. Historicamente ocorreu e ocorrem oscilações pendulares: ora as as medidas adotadas focam o Estado ( lado esquerdo), ora o mercado (do lado direito).

A dinâmica espiral assume conformações diferentes , pois as relações de Estado e mercado não se repetem, renovam-se constantemente. Como seria no caso de um pêndulo de um relógio.

4) Quais as duas matrizes teóricas para interpretação das relações entre Estado e Mercado? Explique a diferença entre elas.

As matrizes Teóricas são a Liberal e a Marxista.

A matriz liberal , fundamenta-se na racionalidade da igualdade entre os homens , do estudo dos direitos naturais que motivaram a construção do direito positivo público e das relações entre Estado e sociedade civil ou seja preconiza a existência de um contrato social, no qual os indivíduos não podem renunciar alguns de seus direitos em nome da garantia da liberdade e á propriedade, com prevalência dos interesses individuais (individualismo).

De acordo com o marxismo, o Estado existe para manter o domínio de classe sobre a outra ( burguesia/ proletariado) que apresenta uma série de idéias que colocam em risco os princípios do liberalismo, assegurando que o crescimento da sociedade se daria pela tomada da classe dominada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com