TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado, Governo E Mercado

Artigos Científicos: Estado, Governo E Mercado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  1.251 Visualizações

Página 1 de 4

Descreva os conceitos de Estado, Governo e Mercado.

“Estado é uma instituição organizada política, social e juridicamente, ocupa um território definido e, na maioria das vezes, sua lei maior é uma Constituição. É dirigido por um governo soberano, reconhecido interna e externamente, sendo responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio legítimo do uso da força e da coerção”. (De Cicco e Gonzaga) - O que caracteriza o Estado é o monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade.

Governo é o conjunto de instituições, organizações e lideranças responsáveis pela administração pública e pela direção dos Estados. É o governo que transforma em atos a vontade do Estado, o que é suficiente para fazer dele o poder preponderante sobre todos os demais e exigir dos legisladores um contínuo aperfeiçoamento das normas que regem o funcionamento do Estado e regulam as suas relações com a sociedade, e dos tribunais a constante vigilância da adequação dos atos de governo à legislação, sem o que o poder do governo se tornaria tirânico.

Mercado é um mecanismo bastante eficiente para acumular riquezas, mas requer sempre algum grau de intervenção do Estado para evitar a sua autodestruição. Como mecanismo que enseja o crescimento concentrado da riqueza, o mercado engendra e agudiza as desigualdades sociais, requerendo também a intervenção do Estado para criar um mínimo de igualdade entre os indivíduos, sem o que a vida em sociedade estaria comprometida. O estado figura como contraponto indispensável ao mercado nas sociedades capitalistas.

3 ) Cite e comente os principais pensadores da matriz liberal e marxista e descreva três aspectos conceituais das duas matrizes.

Quatro pensadores tiveram influência decisiva na formação do pensamento liberal, são eles:

Thomas Hobbes – Para Hobbes, o Estado deveria ser a instituição fundamental para regular as relações humanas, dado o caráter da condição natural dos homens que os impele à busca do atendimento de seus desejos de qualquer maneira, a qualquer preço, de forma violenta, egoísta, isto é, movida por paixões.

John Locke - foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Locke rejeitava a doutrina das ideias inatas e afirmava que todas as nossas ideias tinham origem no que era percebido pelos sentidos

Charles Louis de Secondat (Barão de Montesquieu) - foi um dos grandes filósofos políticos do Iluminismo. Ele escreveu um relatório sobre as várias formas de poder, em que explicou como os governos podem ser preservados da corrupção. Para Montesquieu, as três funções do poder do Estado devem ser distribuídas por três corpos distintos; O Poder Legislativo, o Executivo e o Judiciário para evitar que o Poder Executivo – desde sempre o predominante – exorbitasse das suas funções e exercesse o poder de forma tirânica sobre os cidadãos.

Jean Jacques Rousseau - Um dos mais considerados pensadores europeus no século XVIII. Sua obra inspirou reformas políticas e educacionais, e tornou-se, mais tarde, a base do chamado Romantismo. Formou, com Montesquieu e os liberais ingleses, o grupo de brilhantes pensadores pais da ciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com