TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado, Governo E Mercado

Artigos Científicos: Estado, Governo E Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  6.013 Visualizações

Página 1 de 3

1) Aponte três aspectos fundamentais da matriz liberal?

Resposta: Para responder esta questão posso me prender aos pontos abaixo:

a) Que a formação deste pensamento, o liberalismo, não se apresenta ou defini-se de forma direta e objetiva. Está ancorado nas interpretações e análise do homem, sociedade e seus convívios feitos por filósofos no período compreendido entre os séculos XVII e XVIII;

b) Outro ponto na formação da matriz liberal é o contrapeso os pensamentos filosóficos. Onde três deles suas linhas de pensamentos estão vinculadas ao direito natural, ou contrato social, um estado de guerra vinculado ao estado natural egoísta do homem. Já a quarta linda de pensamento se contrapõe, onde o homem não abandona o estado de natureza, mas sim a criação do Estado garante tais direitos;

c) Por terceiro posso citar que o pensamento filosófico liberal passa a sofrer intervenções em seus conceitos e prerrogativas, abrindo espaço para o surgimento do “estado democrático”.

2) Cite três características distintas de cada corrente de pensamento liberalista até aqui analisada.

Resposta: As três características são:

– Na teoria Liberal a sociedade vive sob o domínio do Estado, tendo a necessidade de segurança e proteção dos bens e da vida de cada um; e na teoria Marxista o Estado surgiu devido a autonomia da classe dominante sobre a classe dominada.

– A teoria Liberal se estrutura em oposição ao poder absoluto que era exercido pela monarquia e invoca o direito divino como única fonte de sua legitimidade; e a teoria Marxista se estrutura como crítica ao surgimento da sociedade burguesa e a ordem liberal.

– O pensamento Liberal tem como característica a abolição do pensamento Conservador e a Universalização dos Direitos; e o pensamento Marxista tem como característica a organização e conscientização das classes sociais e a compreensão do homem como ser social histórico.

3) Qual é a natureza do domínio exercido pelo Estado sobre a sociedade e do uso da coerção física sobre os indivíduos?

Resposta:

No liberalismo, o contrato social é uma ferramenta para representar o acordo tácito entre os indivíduos para constituir uma proposta de organização social e governo, logo, o Estado tem o dever de reprimir o desrespeito ao direito individual entre as minorias.

No Marxismo, a sociedade constitui um conjunto de relações sociais marcado pela luta de classes, e estas seriam constituídas nas relações de produção dominantes e subordinadas, bem como na superestrutura ou formas de regularização das relações sociais.

4) Quais são as relações entre maioria e minoria na sociedade e como estas se relacionam com Estado?

Resposta: A minoria corresponde ao grupo dominante dotado de maior influência econômica e concentrador de riquezas, já a maioria corresponde à grande parcela da população, dotada de baixos salários, nível de escolaridade e mais desfavorecida nas políticas sociais. A minoria subordina a maioria quando em uma democracia o “eleito” muitas vezes apresenta alto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com