TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Dissertações: Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  1.074 Visualizações

Página 1 de 2

1. Diferencie crescimento econômico de desenvolvimento econômico.

Crescimento econômico: é o crescimento contínuo da renda per capita ao longo do tempo.

Desenvolvimento econômico: é um conceito mais qualitativo, incluindo as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social.

2. De acordo com Rostow, quais são os estágios de desenvolvimentos de uma economia?

Sociedade Tradicional: com pouca tecnologia e baixa renda per capita.

Pré-requisitos para a arrancada: são criadas a partir de mudanças econômicas e não econômicas. Ocorre um aumento da taxa de acumulação de capital em ralação a taxa de crescimento demográfico. Ocorre uma melhoria na mão de obra, um aumento há produtividade agrícola. Durante esse período há grandes investimentos de infraestrutura básica.

Arrancada (Take-oof): o crescimento contínuo de institucionaliza na sociedade. A taxa de investimento líquida se eleva de 5% para mais de 10% da renda nacional. Surgem novos segmentos de consumo duráveis. Uma estrutura política social e institucional favorável ao crescimento econômico.

Crescimento auto-sustentável: a moderna tecnologia se estende aos setores líderes, que impulsionaram a arrancada. Tendo habilidade tecnológica e empresarial para produzir qualquer coisa.

Idade do consumo de massa: os setores líderes se voltam para a produção de bens de consumo duráveis de alta tecnologia e serviços. O principal objetivo de consumo dos trabalhadores são os automóveis e computadores. A economia expressa um desejo de destinar recursos de bem-estar e seguridade social.

3. Quais são as fontes de crescimento econômico?

Aumento na força de trabalho: (quantidade de mão-de-obra), derivado do crescimento demográfico e da imigração;

Aumento do estoque de capital: ou de capacidade produtiva;

Melhoria na qualidade da mão-de-obra: com programas de educação, treinamento e especialização;

Melhoria tecnológica: que aumenta a eficiência na utilização do estoque de capital;

Eficiência organizacional: eficiência na forma como os insumos interagem.

Capital humano: ele é o valor do ganho de renda potencial incorporado nos indivíduos e inclui a habilidade inerente à pessoa, o talento, assim como a educação e as habilidades adquiridas.

4. Dada a relação produto-capital da economia, mostre qual seria o efeito de uma aumento da taxa de poupança (ou propensão a poupar) sobre a taxa de crescimento do produto real.

A taxa de poupança é a parcela da renda nacional y não consumida (também chamada propensão média a poupar). Representa a fonte de financiamento do investimento.

A relação produto-capital representa quantas unidades do produto podem ser produzidos por uma unidade de capital. Se tivermos, por exemplo, uma taxa de poupança de 20% e relação produto-capital de 0,3, a taxa de crescimento será:

Y´= 0,2 x 0,3= 0,06

Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com