TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado - Politicas Publicas

Casos: Estado - Politicas Publicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 3

PÁGINAS 61 E 62

1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro deconflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.

R.: Cooperação - Estava participando de uma campanha em pró do meio ambiente no município de Limoeiro do Norte- Ce, onde organizamos um Dia de Ação ao Meio Ambiente, neste dia, fizemos um mutirão com alunos da faculdade, fomos plantar árvores às margens do rio Jaguaribe, uma ação que teve a proatividade de todos.

Competição – Já em outro momento, realizei um processo de seleção pública, para contratação de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, neste procedimento, tivemos a COMPETIÇÃO entre os concorrentes às vagas, eram s 54 vagas e quase 700 inscritos.

Conflito – Quando eu trabalhei no laboratório, tive colegas de trabalho que n~~ao queriam exercer suas obrigações, isso foi criando um conflito, já que o trabalho era em conjunto e alguns não queriam trabalhar.

2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiandocoletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

R.: Não, porque as atividades privadas são criadas e orientadas de acordo com critério subjetivo de cada empresa, pois elas criam estas “políticas” para melhorem a sua imagem e isto acabavam favorecendo a coletividade. As políticas públicas visam toda a coletividade e as suas decisões decorrem objetivamente de leis as quais vinculam todos os que estejam sendo abrangidos por estas medidas.

3) Elabore uma rápida definição de análise de políticas.

R.: Análise de Política tem como objetivo compreender o papel do Estado e suas implicações na sociedade contemporânea, observando a lógica existente nas diferentes formas de interação entre Estado e sociedade. (Via email para colega)

4) Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

R.: Withinput de demanda são as demandas do próprio sistema político. Já o withinput de apoio é os atos geralmente direcionados para o sistema políticos ou direcionados para a classe governante. O withinput de demanda se distingue inputs porque aqueles se originam do sistema político vigente, pois expressam aspirações quanto à solução de problemas e, posteriormente, estas aspirações se transformam em expectativas quando as alternativas que são formuladas.

O exemplo de withinput de demanda é a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, porque decorrem de várias decisões políticas e de varias atuações gestoras, pois a Paralisia Infantil ainda é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, estando relativamente controlado pelas Campanhas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde. Já o exemplo withinput de apoio é a participação efetiva da população, seguindo as normais editadas pelo governo.

5) Indique um output na área da política de educação. Descreva que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com