TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Bombardeio Hiroshima e Nagasaki

Por:   •  3/12/2019  •  Resenha  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

O bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, simbolizou não só o caso da velha ordem internacional do século XIX. Foi também a demonstração do fim dos sonhos de uma terceira grande potência nas relações internacionais na ordem do pós-guerra. Berlim já sucumbira e agora era a vez de Tóquio. A nova ordem internacional só teria, pelo menos na segunda metade dos anos 1940 e durante toda a década de 1950, dois pólos fundamentais de poder: Washington e Moscou.

A consciência de um novo tempo nas relações internacionais marcou a construção dos cenários posteriores à segunda guerra mundial. Os poderes emergentes preparavam-se para sepultar a hegemonia coletiva da sociedade internacional europeia e enquadrar as velhas potências.

O gerenciamento da paz foi o grande e primeiro problema pós conflito. O segundo foi o reordenamento dos processos econômicos. O nascimento da ONU e dos mecanismos de Bretton Woods veio redesenhar, nos planos jurídicos e econômicos, as forças reais dos vencedores de 1945.

Desde setembro de 1941, ao anunciar sua adesão parcial aos princípios da Carta do Atlântico, a União Soviética iniciara uma articulação para ocupar papel central nas redefinições estratégicas pós-guerra. Stalin percebera o vazio de poder constituído na Europa, particularmente na Oriental, e estava determinado a ocupá-lo.

Daí a insistência dos soviéticos para que os países aliados sustentados principalmente pela aliança anglo-saxônica, reconhecessem já em dezembro de 1941, os territórios por eles ocupados à época do pacto germânico soviético.

A aliança anglo soviética foi o prenúncio de um novo tempo nas relações internacionais europeias. A União Soviética não sustentaria sozinha o front oriental e a participação ocidental era dividida. Mesmo com a visita de Molotov a Washington naquele mesmo ano, desconfiava-se das ações unilaterais soviéticas de ampliação do seu poder no leste europeu e na Àsia.

No fundo, a União Soviética permanecia na aliança sem ser da aliança. Foi essa a razão do susto dos norte-americanos e britânicos ante os rumores de uma paz separada entre a União Soviética e a Alemanha, com os bons ofícios do Japão em 1943.

A primeira ‘‘concertação’’ anglo-americana sobre o mundo pós guerra foi realizada entre 12  e 29 de março de 1943 em Washington. O futuro da Alemanha, as reinvindicações territoriais dos soviéticos e o sistema coletivo de segurança foram os principais assuntos em pauta.

Naquela ocasião, Roosevelt propôs um diretório composto por quatro: os EUA, o Reino Unido, a União Soviética e a China, mas Eden preferia um sistema de segurança descentralizado, confiado a organismos continentais. Ele argumentava que para a Europa a saída para o gerenciamento da paz seria a criação de uma federação de estados.

Ao mesmo tempo em Londres, os governos exilados da Polônia e da Tchecoslováquia defendiam um projeto de federação para a Europa Central, apesar de algumas resistências thecas.

O ano de 1943 acelerou a procura por um novo tempo nas relações internacionais. Duas questões iriam demonstrar a débil coalizão entre os aliados e a União Soviética, bem como as tensões que emergiriam no pós-guerra entre as superpotências. A primeira foi a questão polonesa e as teses contraditórias defendidas pelo governo polonês no exílio em Londres, as reinvindicações territoriais de Stalin sobre a Polônia e o temor dos aliados ocidentais da política de poder dos soviéticos na região.

A segunda foi a questão italiana. O armistício parcial resultante da destituição de Mussolini pelo rei Vítor Emanuel e a criação do governo de técnicos do marechal Badoglio, aguçaram as desconfianças de Moscou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com