TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hiroshima e Nagasaki, 70 anos Depois

Por:   •  17/1/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 6

Hiroshima e Nagasaki, 70 anos depois

  • Ponto Positivo: O que se pode dizer, é que a bomba atômica, atingiu apenas um bairro, dos arredores de Nagasaki, cuja parte histórica da cidade velha e o porto, ficaram imunes, enquanto, no caso de Hiroshima, a cidade, foi completamente destruída, pela primeira bomba nuclear, dos americanos. 

  • Ponto Negativo: As consequências das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki foram desastrosas. O poder consumidor das bombas foi além da destruição de lugares e pessoas, atingindo a área da genética. Os efeitos causados fizeram com que os seus sobreviventes transmitissem as lesões para as próximas gerações. Até hoje, crianças nascem com problemas genéticos causados pela radiação das bombas.
  • O que estes fatos afetam as nossas vidas: Com a catástrofe ocorrida em Hiroshima e Nagasaki sabemos dos riscos que estamos expostos, desde o contato com o material radioativo até os perigos decorrentes dos armamentos nucleares em todo o mundo. Outros aspectos positivos podem ser percebidos em casos como na agricultura, com a limpeza de alguns alimentos, com o uso de alguns elementos radioativos para matar bactérias e fungos, para haver diagnósticos e tratamentos de doenças. Em várias profissões a radioatividade pode ser um benefício como na medicina que os isótopos são usados para tirar a radiografia da condição dos nossos órgãos internos, a Radioterapia também entre muitos outros benefícios que a radioatividade pode nos fazer bem.
  • Opinião sobre o tema: Toda guerra é estúpida, nos leva a crer que o ser humano tem muito o que evoluir.

Selfies, uma análise

  • Ponto Positivo: os autorretratos ajudam os jovens a formar uma identidade visual própria e a criar laços com outras pessoas. Por estarmos em uma cultura digital, compartilhar na rede esses momentos de intimidade com outras pessoas acaba ajudando a reforçar a inclusão social, principalmente dos mais jovens.
  • Ponto Negativo: É a pessoa não ter ideia do que a publicação representa, de estar sempre bem na foto. Outro problema é quando isso passa a ser tão habitual na vida do indivíduo, que de repente não consegue viver sem ele. E como tudo em excesso, o resultado é o risco do mergulho num estado febril em que não se consegue mais distinguir qualquer limite de tolerância.

  • O que estes fatos afetam as nossas vidas: Pesquisa recentemente realizada nos Estados Unidos indicou que tirar fotos pode de fato prejudicar a capacidade de lembrar detalhes do acontecimento, apesar e por causa do esforço de fotografar sem parar.
  • Opinião sobre o tema: O ser humano da modernidade tem medo de se ver de verdade, preferindo se esconder em sorrisos fingidos, poses forçadas e belezas cirúrgicas ao invés de encarar quem realmente é. E isso tem resultado em perfis lotados nas redes sociais, mas relações vazias, contatos vagos e humanos cada vez mais desorientados. Cabe, então, a cada um fazer o uso consciente desse meio e não se entregar a superficialidade existente nele. Há muitas coisas que devem ser fotografadas e eternizadas e, nem sempre são belas, pois a vida só tem sentido porque suas belezas nem sempre são agradáveis aos olhos.

Liberdade de expressão

  • Ponto Positivo: há maior liberdade e um “possível desenvolvimento” da sociedade em conviver com o diferente. Todos os discursos são possíveis e podemos até classificá-los como fanáticos, sem senso crítico, ideológico, racista, homofóbico. É dado o direito de falar tudo aquilo que se pensa, assim como, o de responder “a altura” os discursos que não concordamos. O diálogo/debate/discussão constante entre os membros da sociedade pode direcionar o povo para uma maior maturidade.
  • Ponto Negativo: Não são claros quais os limites para a liberdade de expressão. Aqueles que defendem esse discurso acabam sendo intolerantes contra os intolerantes, algo que gera um novo problema.
  • O que estes fatos afetam as nossas vidas: Mesmo vivendo em um Estado Democrático de Direito que garante a liberdade de expressão, mas, com restrições, faz-se necessário observar o contexto plural da sociedade brasileira, devendo a liberdade de expressão estar amparada na tolerância e no respeito ao próximo.
  • Opinião sobre o tema: Aqueles que não defendem a plena liberdade de expressão devem pensar sobre a intromissão e controle moral do Estado naquilo que se fala. O Estado pode, em alguns momentos, manipular e controlar o povo para diversas posições. Em momentos de crise (política, econômica etc.), é claro que a liberdade de expressão é colocada em risco, e discursos moralizantes surgem excluindo grupos minoritários, problema que, aparentemente, só existia na postura de plena liberdade de expressão.

Diversidade e Tolerância na Democracia

  • Ponto Positivo: A tolerância em sentido positivo é sinônimo de severidade, rigor, firmeza, qualidades todas que se incluem no âmbito das virtudes.
  • Ponto Negativo: Tolerância em sentido negativo, ao contrário, é sinônimo de indulgência culposa, de condescendência com o mal, com o erro, por falta de princípios, por amor da vida tranquila ou por cegueira diante dos valores.
  • O que estes fatos afetam as nossas vidas:  A ideia de tolerância é o reconhecimento do igual direito de conviver, apesar das diferenças religiosas, étnicas ou raciais. Trata-se de uma suposição necessário para a consolidação da democracia.
  • Opinião sobre o tema: O momento vivenciado pela democracia brasileira exige de todos uma séria reflexão sobre a nossa capacidade de sermos tolerantes com as ideias e as propostas com as quais não concordamos.

Intolerância

  • Ponto Positivo: É muito comum conhecermos pessoas de diferentes religiões e, consequentemente, com tradições e hábitos diversificados. Respeitar essas diferenças é fundamental, principalmente porque o objetivo principal das religiões é transmitir os aspectos positivos dos seres humanos, relacionados à sua natureza, princípios e valores, tendo sempre em mente a compreensão do outro.
  • Ponto Negativo: Há intolerância no mundo todo, contudo o Brasil merece certo destaque nesse contexto, pois é um país com diversas crenças, raças e etnias que mantém tratamento degradante a tantos grupos. Esta intolerância prejudica a todos, pois provoca atraso no desenvolvimento do país na medida em que esses indivíduos são humilhados e excluídos com frequência.
  • O que estes fatos afetam as nossas vidas:  A sociedade de hoje não tem tolerância às causas diferentes do comum. Tudo o que é novo, ou novo para alguns, é tratado com desprezo e imoralidade. O preconceito no Brasil, hoje, não se reduz somente aos homossexuais ou aos usuários de drogas, os negros e os nordestinos também são alvos dessas pessoas sem respeito e moral. Nem mesmo a liberdade de expressão está sendo respeitada.
  • Opinião sobre o tema: Para combater a intolerância, a comunidade, através de aulas, palestras e campanhas, deve passar valores de igualdade entre todos, porém respeitando as características e opções de cada indivíduo, sem haver discriminação. Ainda, os preconceituosos ou intolerantes devem ser punidos com leis mais severas. Com essas ações, a intolerância poderá ser erradicada e os países poderão se tornar melhores e mais desenvolvidos. Temos ainda muito a aprender com as diferenças sociais e intelectuais, temos de saber respeitar as diferenças, não é aceitar, mas sim ter respeito para que possamos também ser respeitado. O desrespeito e a intolerância geram violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com