TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Cap. 2 Politica Social

Pesquisas Acadêmicas: Fichamento Cap. 2 Politica Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  1.422 Visualizações

Página 1 de 3

BIBLIOGRAFIA: Política social: fundamentos e historia/ Elaine Rossetti Behhring, Ivanete Boschetti – 9. Ed. – São Paulo : Cortez,2011. – ( Biblioteca básica de serviço social; v.2) ISBN 978-85-249-1259-7

Keynesianismo - Fordismo e a generalização da política social.

1.Fundamentos sócio-históricos dos “anos de ouro”

[...] Ele propugnava a mudança da relação do Estado com o sistema produtivo e rompia parcialmente com os princípios do liberalismo. ”(pág.83)

“[...] Keynes defendeu a liberdade individual e a economia de mercado,mas dentro de uma lógica que rompia com a dogmática liberal conservadora da época.”(pág.84)

“”[...] no contexto da depressão, indicava que alguns pressupostos clássicos e neoclássicos da economia ...[...]”(pág.84)

“[...] Quando há insuficiência de demanda efetiva, isso significa que não existem meios de pagamentos suficientes em circulação, o que pode levar a crise”. (pág.85)

“[...] Segundo Keynes, cabe ao Estado, a partir de sua visão de conjunto o papel de restabelecer o equilíbrio econômico...” (pág.85)

“[...] São eles: a planificação indicativa da economia, na perspectiva de evitar os riscos das amplas flutuações periódicas; [...]”(pág.86)

“1. Gerar emprego dos fatores de produção via produção de serviços públicos, além da produção privada;

2.Aumentar a renda e promover maior igualdade, por meio da instituição de serviços públicos, dentre eles as políticas sociais.”(pág.86)

“Ao keynesianismo agregou-se o pacto fordista – da produção em massa para o consumo de massa e dos acordos coletivos com os trabalhadores do setor monopolista em torno dos ganhos de produtividade do trabalho.”(pág.86)

“[...] Gramsci, em seu importante ensaio “Americanismo e fordismo”(2001) também percebe o fordismo, para além da dimensão econômica, com seu impulso ao processo de extração da mais valia relativa.”(pág.87)

“[...] Consta que, em 1916, Ford contratou assistentes sociais para esse controle, tendo em vista gerar entre os trabalhadores padrões de consumo compatíveis com os interesses da empresa (Harvey, 1993:122).” (pág. 87)

“Após 1945, contudo, as tecnologias incrementadas no esforço de guerra transformaram-se em meios de produção na indústria civil,...” (pág.88)

“Houve, naquele momento, uma melhoria efetiva das condições de vida dos trabalhadores fora da fábrica,...” (pág.89)

“Para ir além e desvelar um pouco mais os fundamentos econômicos da onda longa expansiva – os “anos de ouro” -, faz-se necessário resgatar... [...] “(pág.89)

“[...] Quando a regulação estatal cede aos interesses do trabalho, interferindo em alguma medida nas demais ações reguladoras em benefício do capita, multiplicam-se as reclamações do empresariado. [...]” (pág.91)

2. As políticas sociais e a experiência do Welfare State

“ Esse “consenso”, materializado pela assunção ao poder de partidos socialdemocrata, institucionalizou a possibilidade de estabelecimento de políticas abrangentes ...” (pág.92)

“O trabalho de formulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com