TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICA SOCIAL NO BRASIL

Projeto de pesquisa: POLITICA SOCIAL NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

PRODUÇÃO TEXTUAL

POLITICA SOCIAL NO BRASIL

NOVA LIMA

2013

PRODUÇÃO TEXTUAL

POLITICA SOCIAL NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso (serviço social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, trabalho interdisciplinar individual.

Profs. Paulo Sergio Aragão, Jossan Batistute, Maria Lucimar, Clarice Kernkamp, Rodrigo M Trigueiro

NOVA LIMA

2013

Sumário

1-Introdução¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ ---------------------------------------------------------------------------------- 1

2-Desenvolvimento¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ ------------------------------------------------------------------------ 2

-------------------------------------------------------------------------------------------------- 6

3-Conclusão¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬ --------------------------------------------------------------------------------- 7

4-Refêrenicias bibliográficas ----------------------------------------------------------- 8

1- Introdução

A observação da trajetória do Serviço Social, como profissão reconhecida e inscrita na divisão sociotécnica do trabalho, permite identificar uma história de avanços e conquistas, no sentido de consolidar uma produção de conhecimento que lhe dá sustentação teórica e metodológica para intervir na realidade social de forma crítica e criativa, e que este processo de intervenção se faz respaldado em projeto ético e político, comprometido com os interesses coletivos dos cidadãos e com a construção de uma sociedade justa. Há que se considerar que as pesquisas em Serviço Social têm contribuído para avanços significativos em diferentes campos da ação profissional, no âmbito das políticas públicas, no enfrentamento das expressões da questão social em diferentes momentos históricos, na construção da proposta curricular e definição dos seus fundamentos teóricos e metodológicos, na consolidação do projeto ético-político profissional, entre outros aspectos.

Interessa-nos demarcar que o contexto de nossas inquietações e reflexões refere-se às décadas de 1980 e 1990. Os anos 80 marcam uma etapa de amadurecimento da produção teórica profissional, sendo a Universidade a grande protagonista deste processo. Já os anos 90 representam avanços quanto à consolidação do projeto ético-político da categoria, o que repercutiu nas proposições destinadas à formação profissional e no direcionamento social da mesma; aspectos essenciais para o desenvolvimento crítico, consolidação e reconstrução da própria natureza da atividade.

As décadas de 1980 e 1990 marcam historicamente avanços e conquistas para o Serviço Social nos seus diferentes campos de ação, bem como em seu processo de constituir-se e de consolidar-se como espaço de produção de conhecimento, em seu próprio âmbito e frente às demais áreas de conhecimento, conforme sintetizado a seguir.

1

2- Desenvolvimento

Se o Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro é resultado da luta pela democracia e subsídio para a formulação de propostas que venham colaborar com o enfrentamento da questão social, Monsenhor Hipólito/PI, cidade cenário para a montagem do presente trabalho, também se ancora no projeto.

Pequena, com apenas 7.391 habitantes não se difere de nenhuma outra localidade. Existe sim, também, a problemática social, sobretudo na população de baixa renda, população da periferia, em alguns adolescentes, em idosos, dependentes químicos, entre outros; e que, de certa forma, se envaidece por contar com os órgãos públicos inerentes à questão, instituídos na cidade com um quadro de funcionários que além da bagagem adquirida na graduação, possuem a capacidade crítica de análise e conhecimento da realidade local, se opondo a atitudes de voluntarialismo e esclarecendo as interpretações errôneas acerca das ações políticas sociais.

A partir da década de 1980, institui-se, de modo mais sistemático, o debate acadêmico do Serviço Social, marcando um processo de ruptura com o conservadorismo presente na constituição da profissão. Durante esta década, o processo de rompimento com o conservadorismo gerou no interior da profissão uma cultura que reconhece a pluralidade teórico-metodológica, no entanto, fortalece a orientação marxista como direção hegemônica para o projeto ético-político profissional. Esta orientação coloca como valor central os princípios de democracia, liberdade, justiça social e dignidade humana, definidos e explicitados no Código de Ética de 1993 (BRASIL, 1997), marco significativo para a profissão nos anos 90. A década de 80 marca o reencontro do Serviço Social consigo mesmo, no que se refere à busca de estabelecimento de novas bases para a compreensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com