TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Social No Brasil

Trabalho Escolar: Política Social No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  3.546 Palavras (15 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

BÁRBARA CAROLINA MAGALHÃES COELHO

POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL

Arcoverde

2013

BÁRBARA CAROLINA MAGALHÃES COELHO

POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Produção Textual Individual 2013/1 - 4° (Dependência).

Orientador: Prof°. Maria Lucimar, Clarice da Luz Kernkamp, Paulo Sérgio Aragão, Rodrigo M. Trigueiro, e Jossan Batistute .

Arcoverde

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 03 e 04

DESENVOLVIMENTO 05 a 11

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

INTRODUÇÃO

Refletir sobre a prática profissional do Assistente Social nos trabalhos que são atribuídos à categoria, quando estes são decorrentes das complexas dimensões que perpassam pela questão social na contemporaneidade, requer uma análise preliminar de uma série de elementos preponderantes para a configuração dessa problemática.

Para analisar a Política de Assistência Social é fundamental investigar a sua trajetória. A Constituição Federal é um marco fundamental desse processo porque reconhece a assistência social como política social que, junto com as políticas de saúde e de previdência social, compõem o sistema de seguridade social brasileiro. Portanto, pensar esta área como política social é uma possibilidade recente. Mas, há um legado de concepções, ações e práticas de assistência social que precisa ser capturado para análise do movimento de construção dessa política social.

Entende-se por política social, as formas de intervenção e regulamentação do Estado nas expressões da questão social, envolvendo o poder de pressão e a mobilização dos movimentos sociais, com perspectivas de problematizar as demandas e necessidades dos cidadãos, para que ganhem visibilidade e reconhecimento público.

A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Entende-se que a formação profissional vai-se construindo no exercício da prática profissional e social do assistente social junto às políticas sociais, e vai adquirindo consistência à medida que o profissional se reconhece e se aceita como membro efetivo da categoria.

Devemos partir do que consiste, em análise ainda que sumária, o processo de incorporação pela profissão dos ideais e conteúdos doutrinários do pensamento social da Igreja Católica em seu processo de institucionalização no Brasil e, das principais matrizes metodológicas e teóricas acerca do conhecimento do Serviço Social na burguesia brasileira.

A relação entre a profissão e o ideal católico na origem do serviço social brasileiro é muito conhecida no contexto de materialização do mundo capitalista. Esta relação interfere na ação social com uma abordagem da questão social como um problema moral e religioso e uma intervenção que dá prioridades a formação da família, para a solução de problemas e atendimento das necessidades materiais, sociais e morais d indivíduo. Neste momento o serviço social vai agi sobre as relações sociais (valores e comportamentos) dos indivíduos na tentativa de sua integração à sociedade.

No Brasil, antes da década de 30, com a influência da civilização judaico-cristã a ajuda era vista como caridade, culminando na substituição do direito à assistência pelo apelo à bondade das almas caridosas. A pobreza não era vista como uma questão social e, assim não havia necessidade de uma assistência, mas uma intervenção mais enérgica utilizando a polícia como força repressora e intimidadora para os indivíduos às margens sociais.

Atualmente o serviço social tem atuado em diversos campos, focalizando seu serviço nas questões sociais, onde os problemas parecem crescer de modo desordenado. Na prática social fica a responsabilidade da ação ética que envolve trâmites legais e ações urgentes.

DESENVOLVIMENTO

I. PROCESSO HISTÓRICO E METODOLÓGICO DE INTERVENÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DA DÉCADA DE 1980.

os fundamentos históricos e teórico/metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade, particularizando as décadas de 80, 90 e os primeiros anos do século XXI. Algumas referências acerca do Serviço Social latino-americano também serão apresentadas. Parte do pressuposto de que a profissão e o conhecimento que a ilumina, se explicam no movimento histórico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com