TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Forma de comercialização

Tese: Forma de comercialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Tese  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

O pão é um alimento que resulta do cozimento de farinha com água e sal, na maioria dos casos o pão é uma das bases da alimentação ocidental utilizado no café da manhã e tarde e em muitas receitas e em restaurantes como acompanhamento. Segundo dados da POF (2008-2009) do IBGE o consumo per capita do pão é de 53 g/dia e de 55 quilos por ano.

Estima-se que tenha surgido há 12 mil anos na Mesopotâmia juntamente com o cultivo do trigo, onde foi assado o primeiro pão em forno de barro. O pão chegou a Europa em 250 a. C, sendo preparado em padarias.

No Brasil, o pão francês parece ter surgido no início do século XX, quando os burgueses da Primeira República adotaram a cultura francesa como padrão. As padarias fabricavam pães escuros e foram obrigados a mudar a receita para uns pãozinhos alongados com um miolo muito branco e uma crosta dourada, que não reproduziu o pão que se consumia na França, mas ficou conhecido como "pão frances".

Forma de comercialização

Durante muito tempo o pão era pré-moldado, ou seja, um peso fixo de 50g, 100, 200g, 300, 500g e 1kg pradonizado pelo INMETRO, que foi a primeira a tratar do assunto. Nessa época os consumidores compravam os pães por unidade, sendo o preço estabelecido por tal. Mas o sistema começou a trazer problemas, pois as padarias tinham dificuldade em fabricar pães no peso requerido. Podendo levar multas, estabelecidas pelo IPEM , caso fabricasse pães com menos peso.

A solução foi proibir a comercialização dos pães pré-medidos e só seria permitida a comercialização do pão quando este fosse pesado na presença do consumidor. A padaria deve colocar um cartaz visível com o preço do quilograma do pão francês.

No começo ouve estranhamento da população, mas nada mudou para o consumidor que ainda continuou a pedir pães por quantidade com a diferença de que os pães eram pesados e cobrados pelo valor apurado pela balança.

Miniaturas de anexos Vídeos detectados neste e-mail Baixar todos os anexos Todos os anexos Só multimídias Só documentos Só executáveis Outros Todas as mídias embutidas neste email Exibir todas as fotos (slideshow)

Atenção: anexos podem danificar e expor seu computador a riscos. Saiba mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com