TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Das Politicas Sociais

Dissertações: Fundamentos Das Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.336 Palavras (6 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 6

Faleiros, Vicente de Paula. Reconceituaçao do serviço social no Brasil: um movimento em questão serviço social e sociedade.

O serviço social e a igreja católica tenham algo em comum, pois foi através da igreja que aconteceram à doutrina e a ação social. Desde daí vem ocorrendo varias transformações tanto econômica como sociais que vem atravessando gerações. Foram fundamentadas as primeiras escolas de serviço social por grupos cristãos. Muitos dos alunos eram de classe média e professoras primárias, pois muitos queriam remuneração pessoal, ou seja, apartir desse momento ninguém mais se sujeitaria em trabalhar por caridade, pois o serviço social estava reconceituado e então passaram a atuar sobre as causas de cada um revolucionamente, então o serviço social brasileiro se espelhou no método de trabalho americano e introduziu nas escolas currículos falando a respeitos de serviço social de caso, de grupo, organização social da comunidade, e depois o desenvolvimento de comunidade.

Foi a partir daí que o serviço social deu seus primeiro passos para o movimento reconceituaçao e se desenvolveram teorias e praticas sobre a profissão de serviço social.

Nas (décadas de 50, 60,70), conheceram que as teorias foram frágeis quando das relações de classe, dos grupos sociais e das instituições. Foi nessas décadas que a ONU e OEA, que sujeira assistência técnica e projetos, cursos, seminários e alcance de ampla literatura.

A (SUDENE, Sudam e sudesul), apoiaram grandes que foram implantados nas escolas de serviço social tudo por iniciativa da igreja católica. Esse processo aconteceu através de implantação de política nos países na America latina devido à realidade de subdesenvolvimento do pais. Como baixo índice de renda da população, ausência de infra- estrutura de saneamento. Conflitos familiares e sociais, ou seja, que vive na sociedade inadequadamente.

A reconceituação ao serviço social envolveu vários profissionais em busca de fundamentos, conhecimento e teorias para a formulação de novas metodologias que pudesse instrumentalizar uma ação coerente com um novo posicionamento. O serviço social sem duvida abriu nova visão da profissão e funções ao assistente social, através de teorias e praticas, tudo isso foram conquistas e aconteceram rupturas, então surgiu o movimento de reconceituaçao ao serviço social.

POSITIVISMO NO SERVIÇO SOCIAL

O positivismo teve inicio no século XIX através de Augusto Comte que era considerado um homem com pensamentos modernos para seu tempo.

Esta corrente filosófica na sua teoria diz que e preciso o homem a partir de sua realidade em que ele vive. Os pensadores positivistas acreditam que, um determinado só esta certo se ele pesquisado, comprovado através de um método verdadeiro.

O pensamento positivista trouxe ideias novas, que esteve presentes em varias manifestações sociais, e esta ai a ligação do positivismo uma corrente filosófica a lutas sócias. Esta corrente filosófica vem se divulgando, espalhando suas ideias em varias épocas desde o seu surgimento chegando a época contemporânea.

No Brasil o positivismo chegou ao inicio do século XX, influenciando vários autores brasileiros com suas ideologias. Autores estes que tinham seu currículo voltado para ciências exatas, educação humanistas, o positivismo teve uma boa aceitação entre esses autores e acadêmicos.

Este pensamento positivista e uma das correntes seguidas na teoria metodológica de formação de assistente sociais. No caso os assistentes sociais buscam intervir de acordo a realidade das demandas encontradas, depois, de detectadas essas demandas, e que se define a intervenção.

Para que se haja uma intervenção e necessário que uma pesquisa elaborada sobre o campo que de deseja intervir, planejamento de intervenção, recursos que serão utilizados e a aplicação das técnicas interventivas.

No documento do alto da Boa Vista, encontro de assistentes sociais buscava discutir sobre as teorias metodológicas da profissão, e novas proposta para o serviço social. O seminário foi marcado pelo deslocamento da perspectiva modernizadora onde o tradicionalismo da profissão foi criticado.

No novo modelo de conservadorismo, em busca de uma metodologia renovada, o positivismo sofreu criticas, cuja finalidade era mostrar a insatisfação com a tradição positivista no serviço social.

Os profissionais relatavam que o serviço social estava cada vez mais concentrado em pensamentos positivista, não estava se abrindo para novas maneiras de compreender, o homem e sua realidade vivida na sociedade. Todas essas renovações que ocorreram dentro da profissão contribuíram para um ensino melhor nas universidades atuais.

FENOMENOLOGIA NO SERVIÇO SOCIAL

A fenomenologia sua teve origem com o filosofo Edmund Husserl, esta corrente filosófica esta baseada no método de fundamentação entre ciência e filosofia e também no conceito de fenômenos, onde podemos definir como o ato de perceber e investigar a vida pelo poder da consciência.

Pelo método de investigação deve se perceber como as coisas aparecem para o homem, como ele vê os objetos e seus significados, oque isso representa para ele.

O conceito básico da fenomenologia é a noção de intencionalidade, também teoriza o principio que não existe objeto sem haver sujeito, seu objeto principal e o mundo vivido, estuda a essência da percepção e descreve os fatos.

Para compreendermos a relação que a fenomenologia tem com o serviço social é necessário que se destaque as qualidades do ser humano, qualidades estas que o ser humano trás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com