TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Das Politicas Sociais

Ensaios: Fundamentos Das Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO MANAUS

Serviço Social

Fundamentos das Políticas Sociais

Professora EAD: Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutor Presencial: Andreia Souza

Manaus

Setembro 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO MANAUS

Antonio Lopes da Silva Ra: 384326

Audryan Josiel de Lima Moreira¹ Ra: 379162

Jaguaracy de Andrade Guimarães Ferreira¹ Ra: 350943

Maria Gorette de Lima Nogueira¹ Ra: 355685

Mary Zanandrea Oliveira de Oliveira¹ Ra: 351199

Serviço Social

Fundamentos das Políticas Sociais

Este trabalho é a síntese significativa da aprendizagem adquirida nos módulos Fundamentos das Políticas Sociais. É uma exigência do processo avaliativo do curso Serviço Social e tem como objetivo exercitar os acadêmicos na capacidade de atuar como assistentes sociais, buscando ampliar os conhecimentos e a compreensão do planejamento ambiental, com capacidade técnica e visão crítica dos aspectos sócios ambientais capazes de propor soluções inovadoras para o exercício de suas atribuições.

A existência de políticas sociais pode ser considerada como um fenômeno associado à constituição da sociedade.

Na elaboração da A.T.P.S vamos trabalhar com o real sentido da política social, para a sociedade, e abordar também o filme Gandhi, que mostra a luta de um líder espiritual, pela igualdade e a não violência.

Nessa atividade iremos mostrar a importância do Serviço Social para a sociedade a relação da política com a sociedade.

Através da Constituição Federal de 1988, iremos ter noção de quais são os nossos direitos sociais, e que muitos não estão sendo cumprido pelo nosso governante.

Política é a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Assim, a política tem como objetivo estabelecer princípios que mostrem indispensáveis a realização de um governo tanto mais perfeito.

Quando o Estado busca em suas realizações, o atendimento a necessidades sociais básica da população. O que determina as doutrinas, as normas jurídicas, e o funcionamento das instituições administrativas do Estado, em uma concepção da relação individua-sociedade fundamentada numa perspectiva positivista de uma ordem natural.

Daí que teríamos pessoas mais capazes de definir o “bem comum”, e outras, que por suas incapacidades naturais, devem se submeter ao saber dominante.

A profissão do assistente social é tecida por sujeitos sociais que trazem a marca da sua condição de classe social, da cultura adquirida, da sua condição de gênero e etnia, numa relação dialética

Entre o individual e o coletivo, construindo-nos diferentes contextos históricos uma identidade profissional constituída e constituinte.

Denomina-se política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, diretamente pelo povo. A política mostra o corpo de doutrinas, indispensáveis, ao bom governo de um povo, dentro das quais devem ser estabelecidas as normas jurídicas necessárias ao bom funcionamento das instituições administrativas do Estado. Quando a política dirigi o Estado na busca, do atendimento a necessidades sociais básicas da população, seja através de garantias e ações concernentes à assistência social, saúde, educação, segurança etc., considera-se então que está instaurada a política social. Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população. Entretanto, analisados desta forma, estes conceitos perdem sua historicidade e, fundamentalmente, seu conteúdo de classe social. O que determina as doutrinas, as normas jurídicas, e o funcionamento das instituições administrativas do Estado, emana de uma concepção da relação indivíduo-sociedade fundamentada numa perspectiva positivista, de uma ordem natural, onde a existência das diferenças e das desigualdades sociais apresenta-se como fenômenos inerentes à natureza humana.

A política social é basicamente uma, política de focalização na pobreza a defesa de programas de transferência de renda aos mais pobres como pilares centrais da política social decorre da idéia de que, incapaz de suprir suas necessidades mínimas. Assim, se só os mais pobres teriam direito às políticas sociais, então a perpetuação da pobreza torna-se um pressuposto lógico: só a existência perene desse grupo como norma justifica a ação do Estado nesse âmbito. No limite, a política de focalização consolidaria e engessaria a desigualdade, o que significa o abandono do projeto efetivo de combate à pobreza e de construção de um sistema amplo de proteção social.

O assistente social, como as demais práticas profissionais, não se explica apenas pelas atividades que exerce; sua elucidação precisa ser vinculada a totalidade social. Um dos desafios do assistente social é esse desvendamento, no sentido de que sejam percebidas algumas lacunas existentes na produção de conhecimentos e na prática profissional, para que possam ser traçadas alternativas de ação mais conseqüentes

A responsabilidade de construir o novo espaço e se fazer necessário neste campo de atuação é uma proposta com vistas a contribuir para redução dos índices de violência e criminalidade onde o assistente social, trabalha para a comunidade e com a comunidade, ao analisarmos as demandas encaminhadas ao Serviço Social percebemos que este profissional possui um trabalho de grande porte, no momento que a com unida de procura seus serviços.

A missão do serviço social é alcançar o bem estar do ser humano, e ajudar a ir ao encontro das necessidades de todos dando especial atenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com